Mali condena ex-primeiro-ministro a dois anos de prisão

Compartilhar

O ex-primeiro-ministro do Mali, Moussa Mara, foi condenado, esta segunda-feira, a dois anos de prisão, um com pena suspensa, por “prejuízo ao crédito do Estado e oposição à autoridade legítima”, avança o africanews.

Moussa Mara, primeiro-ministro do Mali por oito meses entre 2014 e 2015, foi acusado e detido em 01 de agosto, após expressar apoio a presos políticos, afirmando nas redes sociais que visitava-os, prometendo-lhes justiça.

Detido desde a acusação, Mara ouviu a leitura da sentença pelo Polo Nacional de Luta contra a Cibercriminalidade, em Bamako, capital do Mali, avançou a agência de notícias France-Presse (AFP).

O antigo chefe do governo do Mali também deve pagar uma multa de 760 euros ao Estado, como parte civil no processo.

“Isto não acabou”, afirmou o advogado de Mara, Mountaga Tall, acrescentando que vai falar com o ex-primeiro-ministro para “decidir o que fazer a seguir”.

Recorde que o Mali é governado por uma junta militar desde que foi palco de dois golpes de Estado em 2020 e 2021. Os militares tomaram medidas repressivas contra a imprensa e as vozes críticas, e dissolveram os partidos e as organizações de carácter político.

Desde 2012, este país do Sahel enfrenta uma profunda crise de segurança alimentada, em particular, pela violência de grupos afiliados à Al-Qaida e ao Estado Islâmico (EI), assim como por grupos criminosos comunitários.

Fonte: Portal de Angola

spot_img

Veja também

تطوير وتوسعة طريق القاهرة / العين السخنة

لاستيعاب الكثافة المرورية للكيانات العمرانية والصناعية، بتكلفة 1,32...

Fake news passam a ser crime, Governo leva proposta de responsabilização ao Parlamento

O Governo angolano deu esta segunda-feira, 27, mais um...

MINISTERS HOLD RETREAT TO MARK THREE YEARS IN GOVERNMENT

Deputy Prime Minister, Justice Nthomeng Majara, officially opened...

Revue de presse (Wolof) 2ATV du mardi 28 octobre 2025

Accueil ›Vidéos ›Revue de presse (Wolof) 2ATV du...
- Advertisement -spot_img