O enviado russo para a cooperação económica com os Estados Unidos (EUA), Kirill Dmitriev, viajou hoje de urgência para Washington, depois da imposição de sanções norte-americanas às duas maiores petrolíferas da Rússia.
Dmitriev divulgou na rede social Instagram uma fotografia do mapa de voo do avião em que seguia e, segundo o portal norte-americano Axios, o enviado económico do Presidente Vladimir Putin deverá reunir-se ainda hoje com o enviado da Casa Branca para a Rússia, Steve Witkoff, numa tentativa de aliviar as tensões bilaterais agravadas pelas novas medidas.
Os EUA anunciaram esta semana a imposição de sanções às duas maiores petrolíferas da Rússia, a Rosneft e a Lukoil, e garantiram estar dispostos a ir ainda mais longe para travar a guerra na Ucrânia.
Washington também decidiu esta semana suspender os planos de uma futura cimeira entre Trump e Putin em Budapeste, na Hungria.
A decisão de impor as sanções – descrita por analistas como um “sinal de endurecimento” da política de Washington face a Moscovo – marca um novo ponto de tensão nas relações entre os dois países.
Ressaltar que na quinta-feira, a União Europeia (UE) aprovou o 19.º pacote de sanções contra a Rússia.
Fonte: Portal de Angola
