MPLA: Comité Central avalia relatório sobre processo disciplinar a Valdir Cônego

Compartilhar

Um dos pontos altos da agenda da IX Sessão Ordinária do Comité Central, que decorre nesta sexta-feira, 31, em Luanda, é a apreciação para deliberação do relatório final da Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do CC sobre o processo disciplinar referente a Valdir de Jesus Sacramento Cônego.

Militante do MPLA desde Março de 2001, Valdir Cônego ganhou destaque em Dezembro de 2024, ao manifestar publicamente a sua intenção de candidatar-se à presidência do partido e, consequentemente, à Presidência da República. Desde então, tem feito publicações frequentes contra os líderes do partido, algumas desrespeitosas.

Conforme publicado anteriormente pelo Correio da Kianda, na ocasião, submeteu uma carta formal às estruturas do partido que sustenta o Governo, mas não obteve resposta oficial. Em declarações à imprensa, durante o VIII Congresso Extraordinário do MPLA, realizado em Dezembro de 2024, Cônego afirmou que a sua candidatura visava demonstrar a existência de democracia interna no partido.

Outro ponto sobre a mesa é o preenchimento de vagas no Comité Central, resultante das cessações de filiações no “partido dos camaradas”.

As vagas são dos militantes Alberto Correia Neto, João Luís Neto “Xyetu”, por morte, e Marcela João da Fonseca Bessa, irmã de Júlio Bessa, presidente do partido Cidadania.

Merecerá avaliação também dos participantes o “Processo de Inquérito Referente ao Camarada Fábio André da Silva Quiriri, membro do Comité Central”, segundo o documento da reunião ao qual o Correio da Kianda teve acesso.

Fonte: Portal de Angola

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img