Arrancou neste sábado, no Município da Ingombota, em Luanda, a implementação no novo modelo de recolha de lixo porta a porta.
O projecto envolve 28 cooperativas, numa acção que pretende eliminar os contentores de lixo de forma gradual e reforçar a imagem da cidade capital.
Segundo a Administradora da Ingombota, Milca Caquesse, a intensão é tornar a cidade mais bonita, arborizada, gerar emprego para os jovens, para as mulheres e melhorar as rendas das familias.
“Vamos avançar de forma prioritária com o modelo de recolha porta a porta, nas zonas que tiverem esse modelo, os contentores para deposição de lixo serão paulatinamente descontinuados”, avançou.
O coordenador da comissão de moradores dos edifícios 139 e 149 na zona do Kinaxixi, Belmiro Monteiro, considera a medida bem vinda e acredita que será bem aceite pelos moradores.
“Acho saudável, a tentar criar eco-pontos para recolha de lixo, é capaz de minimizar os lixos que andam aqui na rua e depois as pessoas não respeitam os contentores e atiram o lixo nos contentores de qualquer maneira”, disse.
Fonte: Portal de Angola