O Discurso à Nação do Presidente da República, João Lourenço, proferido durante abertura do ano parlamentar 2025/2026, atinge dimensão internacional, suscitando debate sobre a paz na República Democrática do Congo.
Segundo escreve a Rádio Okapi, com sede em Kinshasa, capital da RDC, o tema surge no conteúdo oferecido pela media congolesa nesta segunda-feira, 20, “o apelo do Presidente angolano ao diálogo inclusivo”.
Aquele órgão congolês que cita a África News, refere que no seu discurso sobre o Estado da Nação, proferido em Luanda, capital do seu país, contextualiza, o Presidente João Lourenço defendeu a resolução da crise na RDC, a retirada das tropas ruandesas, a neutralização das FDLR e a realização do diálogo intercongolês.
Entretanto, o partido Juntos pela República, liderado por Moïse Katumbi, manifestou a sua profunda gratidão ao Presidente angolano, que é também o actual Presidente da União Africana, pelo seu compromisso “forte e determinado” com a paz duradoura na República Democrática do Congo, escreve Mediacongo.net.
Em comunicado assinado por Olivier Kamitatu Etsu, chefe de gabinete e porta-voz do Katumbi, o partido enalteceu a postura corajosa e visionária assumida pelo chefe de Estado angolano, que, no seu discurso sobre o estado da nação no parlamento do angolano, identificou três condições essenciais para a estabilidade regional, de acordo com a fonte, o partido também lembra que suas próprias conclusões do conclave de 12 e 13 de Agosto vão na mesma direcção, defendendo um diálogo nacional inclusivo, idealmente conduzido sob a égide da CENCO e do ECC.
Essa abordagem mostra um desejo sincero de trazer a paz não apenas para a RDC, mas para toda a região dos Grandes Lagos, refere a fonte.
Fonte: Portal de Angola