Seychelles: líder da oposição vence eleições presidenciais

Compartilhar

Em Seychelles, o líder da oposição, Patrick Herminie, venceu a eleição presidencial, derrotando no segundo turno o actual Chefe de Estado, Wavel Ramkalawan, numa tentativa deste de buscar um segundo mandato.

De acordo com os resultados oficiais divulgados na manhã de domingo, 12, Patrick Herminie obteve 52,7% dos votos, com Ramkalawan ficando com 47,3%.

Herminie representa o partido das Seychelles Unidas, que liderou o país por quatro décadas antes de perder o poder em 2020. Foi o partido do governo de 1977 a 2020.

O líder da oposição em breves comentários depois de ser declarado presidente-eleito, que “o povo falou”.

“Estou profundamente emocionado com a confiança que as pessoas depositaram em mim e aceito formalmente este mandato com gratidão, um profundo senso de dever e uma fé inabalável na força e no carácter do povo das Seychelles” disse.

A corrida entre os dois principais candidatos na eleição de Seychelles foi decidida em um segundo turno depois que não houve vencedor absoluto na votação presidencial há duas semanas.

A votação antecipada começou na quinta-feira última, mas a maioria das pessoas na nação insular votou no sábado.

Herminie atuou como presidente da assembleia nacional entre 2007 e 2016.

Seychelles é especialmente vulnerável às mudanças climáticas, incluindo o aumento do nível do mar, de acordo com o Banco Mundial e o Grupo de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Também enfrenta uma crise de dependência alimentada pela heroína. Um relatório da ONU de 2017 descreveu o país como uma importante rota de trânsito de drogas, e o Índice Global de Crime Organizado de 2023 disse que a nação insular tem uma das maiores taxas de dependência de heroína do mundo.

Fonte: Portal de Angola

spot_img

Veja também

orages et pluies attendus sur plusieurs régions jusqu’au mardi soir

L’Agence nationale de l’aviation civile et de la...

مجلس وزاري

أشرفت رئيسة الحكومة السيدة سارة الزعفراني الزنزري صباح...

SODIAM arrecada quase USD 17 milhões com leilão de diamantes

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola...
- Advertisement -spot_img