Os diplomas legislativos vão diferenciar o objecto social do Sindicato dos Taxistas de Angola e das associações de táxis existentes no país. A afirmação é do Presidente daquela nova agremiação, que vela pela relação do taxista e o proprietário da viatura, na qualidade de entidade patronal.
Geraldo Wanga, em declarações ao programa “Ponto e Vírgula”, da Rádio Correio da Kianda, disse considerar uma vergonha social ter os chamados lotadores nas paragens de táxis. Wanga reconhece os motivos socioeconómicos que estão por trás desta prática, mas considera uma actividade dispensável, e traz exemplo da África do Sul, onde os cobradores de táxi foram dispensados.
O responsável associativo disse que o Sindicato de Taxistas de Angola vai defender que o seguro de responsabilidade civil obrigatório não cubra apenas danos de terceiro, deixando o taxista ao abandono. Outra novidade será a criação da carteira profissional.
Wanga, anunciou que o surgimento do Sindicato dos Taxistas tem também como objectivo arbitrar a relação entre o taxista e o proprietário do táxi, sempre que um ente esteja em falta.
Quanto às inscrições, pode ser feita de forma individual ou colectiva.
Clique para ouvir a entrevista na íntegra
Fonte: Portal de Angola
