Cabo Verde precisa de profissionais comprometidos com a ciência, com a ética e com o humanismo

Compartilhar

Este foi um dos desafios apontados pelo Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, nesta segunda-feira, 20 de outubro, durante abertura do Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, da UNI-CV.

Para o Ministro, este curso que, agora se inicia, 17 anos após a criação da licenciatura em enfermagem, pela Universidade Pública de Cabo Verde, deve ter este espírito de humanismo e de vocação porque cuidar é um ato de ciência e de amor.

“Levem convosco o espírito de serviço público, a humildade da aprendizagem contínua e o orgulho de fazer parte de uma geração que está a redefinir a saúde em Cabo Verde.” Afirmou

Cada parto assistido com competência e empatia, cada mãe salva, cada recém-nascido saudável será o verdadeiro sentido deste investimento, do compromisso e da determinação.

Por isso, disse que este curso de especialização tem também um significado simbólico profundo porque representa a aliança entre o conhecimento e a compaixão, entre a ciência e a prática, entre o Estado e a academia, entre o país e os seus parceiros internacionais.

Jorge Figueiredo agradeceu cooperação com Portugal, Brasil e o Sistema das Nações Unidas que tem possibilitado a abertura deste curso, juntamente com a Universidade de Cabo Verde, que soube articular visão, rigor e inovação.

Para o Reitor da UNI-CV, Arlindo Barreto, é com muito orgulho que a universidade olha para os 17 anos do curso de enfermagem da UNI-CV e este curso é mais um passo na consolidação do processo formativo de excelência que se está a implementar na instituição.

Esta formação contou com a parceria do Escritório conjunto do PNUD, UNICEF E UNFPA, cujo Representante, David Matern, enfatizou que este curso constitui um passo decisivo para a redução das mortalidades maternas e neonatais, para a promoção da equidade de género e para a prestação de cuidados humanizados, demostrando o compromisso continuo do país com a justiça social, a saúde e a valorização do capital humano.

A cerimónia de abertura do Curo de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, teve lugar no campo a Uni-CV e contou a as presenças de representante de várias Instituições parceiras Internacionais como a ESEP – Escola Superior de Enfermagem do Porto, ESEnfC: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e a Universidade de São Paulo.

A Pós-Licenciatura de EESMO têm como finalidade a preparação de profissionais de enfermagem com conhecimentos, capacidades e competências no domínio pessoal, ético, técnico e científico, com competências para dar resposta na saúde sexual e reprodutiva através da educação para saúde auxiliando as pessoas a tomar decisões informadas sobre a sua saúde e os enfermeiros serão capacitados para monitorizar a saúde da mulher e da família durante a gravidez, o trabalho de parto e o puerpério.



Fonte: Portal de Angola

spot_img

Veja também

La nouvelle production de Marodi avec Sokhna Bator pour succéder à « Baabel »

La maison de production Marodi annonce le lancement...

مرسوم رئاسي بتعيين مندوب عام للتضامن الوطني ومكافحة الإقصاء

أعلنت رئاسة الجمهورية أنه بموجب مرسوم صادر اليوم...

مجلس وزاري مضيق

أشرف رئيس الحكومة السيّد كمال المدّوري اليوم الخميس...

إنشاء طريق الفرافرة / عين دلة

لخدمة وربط المناطق الزراعية والتنموية الجديدة بوادي النيل...

Candidatos não descartam possibilidade do PALMA concorrer coligado em 2027

Os candidatos à presidência do PALMA Nova Angola, partido...
- Advertisement -spot_img