Realizou-se hoje, 30 de outubro, na cidade da Praia, a XIIª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN). O encontro teve como objetivo socializar a Estratégia Nacional para a Segurança Alimentar e Nutricional – Horizonte 2035 (ENSAN 2035) e apresentar as principais linhas orientadoras do Plano de Ação para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
Ao presidir a cerimónia de abertura do evento, o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, frisou que Cabo Verde enfrenta desafios estruturais significativos – forte dependência das importações alimentares, recursos naturais limitados e grande vulnerabilidade climática.
Apesar desses desafios, a ENSAN 2035 surge como um instrumento estratégico e transformador, assente em três pilares fundamentais: sistemas alimentares sustentáveis, resilientes e inclusivos; proteção social promotora do desenvolvimento económico, bem como a saúde e nutrição baseadas numa alimentação adequada.
A Estratégia está alinhada com o PEDS II e com os principais planos e políticas setoriais do país, reforçando o compromisso nacional com o Direito Humano à alimentação adequada, o desenvolvimento sustentável e a resiliência alimentar de Cabo Verde.
Para Gilberto Silva, apesar das crises vividas, secas cíclicas, pandemia e choques externos, Cabo Verde tem demonstrado resiliência e capacidade de adaptação, através de políticas públicas inovadoras e estruturantes, que reforçam a sustentabilidade e a eficiência do setor alimentar.
Entre as medidas implementadas, foram destacadas a dessalinização da água do mar para fins agrícolas; a criação da Empresa Logística Agroalimentar de Cabo Verde; a reutilização de águas residuais tratadas; o fortalecimento das cadeias de valor agroalimentares; o reforço da alimentação escolar, entre outras iniciativas.
“Com visão estratégica, cooperação e vontade política, construiremos juntos sistemas alimentares mais justos, mais resilientes e mais sustentáveis, colocando a Segurança Alimentar e Nutricional no centro das políticas públicas e do futuro que queremos para Cabo Verde”, sublinhou o Ministro.
A ENSAN 2035, é acima de tudo, salientou, uma estratégia de esperança e transformação e traduz o compromisso do país em fazer da alimentação um instrumento de dignidade, saúde e prosperidade para cada cabo-verdiano e cabo-verdiana.
Fonte: Portal de Angola
