A Ministra de Estado, da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares fez hoje, 17 de outubro, o encerramento do Congresso Internacional de Quadros Cabo-verdianos sob o lema “Um Diálogo Entre o País e a Diáspora”. Janine Lélis, na sua intervenção, destacou a importância da diáspora nos diferentes setores e por conseguinte o seu contributo no desenvolvimento de Cabo Verde.
Uma oportunidade também em que a Ministra defendeu que com as reflexões produzidas no Congresso, emergem importante orientações estratégicas que poderão nortear a ação futura, pelo que é preciso “consolidar um momento de governança da diáspora, moderno e inclusivo, que promova a sua participação ativa na formulação e execução das políticas públicas, criar mecanismos financeiros estruturadas, como títulos da diáspora e fundos de investimento, que canalizem as remessas para o desenvolvimento produtivo e sustentável.
Para além disso, disse, é preciso reforçar a diplomacia cultural e científica, valorizando a língua, a cultura, as artes e o conhecimento como vetores de soft power e instrumentos de projeção internacional.
A Ministra ainda defendeu que se deve estabelecer as redes de cooperação académica e cientifica com a diáspora, desenvolver programas de mobilidade económica e profissional, fomentando o retorno temporário e o intercambio de competências, aprofundar a cooperação no setor da saúde e ainda criar uma plataforma digital integrada da diáspora, que facilite a interação entre empresários, investigadores, estudantes e investidores cabo-verdianos em todo o mundo.
Por fim Janine Lélis avançou que com este Congresso marca um novo ciclo de diálogo, cooperação e ação conjunta.
Fonte: Portal de Angola