Ministro da Educação apresenta “Otimismo Renovado” na Educação e Destaca Valorização Docente

Compartilhar

O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, fez um balanço positivo das realizações do setor educativo na abertura da 1ª sessão parlamentar de outubro, realizada nesta quarta-feira (8), reforçando a educação como o cerne do desenvolvimento nacional.

O Ministro destacou resultados que demonstram o empenho do Governo e dos educadores, nomeadamente: Cobertura Escolar: Taxas elevadas no pré-escolar (86,4%), ensino básico (mais de 99%) e secundário (cerca de 70%); Melhoria de Indicadores: Redução do abandono escolar para mínimos históricos (0,8% a 2%) e taxas de aprovação a aproximar-se dos 85% em todos os níveis; Reforma Curricular: Conclusão da “ambiciosa agenda de reformas”, com a consolidação das reformas curriculares do ensino básico e secundário, com reforço em matérias-chave.

Materiais Didáticos: Implementação de manuais escolares próprios, impressos e digitais, ajustados à realidade do país, avançando na transição digital.

Infraestruturas: Reabilitação e modernização de mais de 350 estabelecimentos escolares em todos os concelhos.

Ação Social: Reforço do Programa de Alimentação Escolar (mais de 95 mil alunos com refeição quente) e consolidação do transporte escolar.

Ensino Superior: Duplicação do número de novos beneficiários de bolsas de estudo desde 2016 e aumento da capacidade de residências universitárias em 400 camas.

O Ministro afirmou que estes resultados permitem que o ano letivo 2025-2026 comece com “renovado otimismo e confiança partilhada”.

Valorização da carreira docente

Um dos pontos altos do discurso foi a valorização da carreira dos professores. Amadeu Cruz contrastou o modelo anterior com a atual gestão, destacando:

Regularização: Correção de pendências herdadas, como promoções, progressões e reclassificações “congeladas”.

Novo Estatuto: Reforma do Estatuto da Carreira Docente, culminando na aprovação e publicação do Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR).

Aumentos Salariais: Pagamento dos novos salários em setembro, com atualizações que genericamente superam os 16%.

Retroativos: Anúncio da iminente conclusão do processamento e pagamento dos retroativos com efeitos a partir de janeiro de 2025.

O Ministro declarou categoricamente que “Nenhum outro Governo fez tanto pela valorização salarial e pela dignificação da carreira dos professores”.

Ambição internacional

Amadeu Cruz revelou a ambição de Cabo Verde participar no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), da OCDE, com um exercício experimental previsto para o final do ano letivo 2025-2026, visando a comparação da qualidade do ensino a nível internacional.

O discurso encerrou com a reafirmação de que a educação, embora com metas concretas alcançadas, “nunca será um produto acabado”, exigindo um processo contínuo de novas soluções.



Fonte: Portal de Angola

spot_img

Veja também

وزير العدل يتفقد سجني النساء ونواكشوط الجنوبية

أدى معالي وزير العدل السيد محمد ولد أسويدات،...

مؤتمر طوكيو الدّولي للتّنمية في إفريقيا

بتكليف من سيادة رئيس الجمهورية الأستاذ قيس سعيد...

الدبيبة يرحب باتفاق إنهاء الحرب في غزة ويشيد بجهود كافة الوسطاء لتحقيق هذا الاتفاق.

ليبيا/الدبيبة/غزة/وقف اطلاق النار/اتفاق/توقيع/ترحيـــــب/بيـان. Source link

Seychelles: líder da oposição vence eleições presidenciais

Em Seychelles, o líder da oposição, Patrick Herminie, venceu...
- Advertisement -spot_img