O Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças afirmou que o Governo reconhece que os dados de qualidade, produzidos em tempo certo, com transparência e regularidade, são a base de uma boa governação.
Olavo Correia fez esta afirmação ao presidir a cerimónia da abertura da Conferência Comemorativa do Dia Mundial de Estatísticas de 2025, sob o lema “Impulsionando a mudança com estatísticas e dados de qualidade para todos”.
O ministro das Finanças referiu que, cada decisão política, cada programa de investimento público e cada iniciativa de inclusão social devem assentar-se em evidências sólidas e confiáveis. “É nesse sentido que continuamos a investir no fortalecimento do Sistema Estatístico Nacional, promovendo a integração de dados, a modernização tecnológica, mas também a valorização do capital humano que sustenta todo este trabalho”, referiu
O tema deste ano, definido pelas Nações Unidas, é particularmente relevante, afirmou o Vice-Primeiro Ministro, indicando que “Impulsionar a mudança” com estatísticas significa colocar os dados ao serviço das pessoas, das empresas, mas também da transformação económica e social, garantindo que as políticas públicas respondam às reais necessidades das pessoas e que o desenvolvimento seja, de facto, inclusivo e sustentável.
“Num contexto global de rápidas transformações, das mudanças climáticas à revolução digital, a informação tornou-se um recurso estratégico e os dados, um verdadeiro bem público. Quem dispõe de dados de qualidade está melhor preparado para antecipar desafios, formular respostas eficazes e avaliar o impacto das suas políticas. Por isso, o Governo entende a estatística não apenas como uma ferramenta técnica, mas como um instrumento essencial de soberania, transparência e planeamento”, afirmou Olavo Correia.
O desafio atual vai além da simples produção ou divulgação de dados, referiu o Vice-Primeiro-Ministro, indicando que podemos até ter muitos dados, mas o fundamental é transformá-los em conhecimento e ação, colocá-los ao serviço das pessoas e das empresas, para impulsionar as mudanças de que o país precisa. “Os dados só cumprem o seu papel quando são usados e convertidos em resultados concretos, gerando benefícios reais para a sociedade.”
Ao reafirmar o compromisso de Cabo Verde com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com o princípio de que ninguém deve ser deixado para trás, o Ministro das Finanças afirmou que, considerando os dados como um bem público, eles devem ser produzidos com qualidade e transparência, indicando que o sistema deve gerar informações que representem um elevado padrão de qualidade e que inspirem confiança tanto junto dos cidadãos como das empresas.
O Governo construiu um quadro institucional que garante ao INE a máxima autonomia possível, com um Conselho Diretivo inamovível e livre de interferências externas, sublinhou Olavo Correia, acrescentando que esta cultura, profundamente enraizada em Cabo Verde, garante que os dados sejam produzidos com rigor, qualidade e total autonomia metodológica.
O Presidente do INECV, João Cardoso, destacou, durante a sua intervenção, na abertura do evento, que o INECV, como órgão estatístico central em Cabo Verde, tem adotado práticas inovadoras para melhorar a qualidade e a cobertura das estatísticas nacionais, fortalecendo parcerias com organismos internacionais, universidades e instituições públicas. “Projetos e operações recentes, como o Masterdata, o Inquérito Multiobjetivo Contínuo (IMC) e a coordenação do Secretariado do Grupo Praia em Estatísticas de Governança, ilustram de forma clara o compromisso do Instituto com a excelência técnica, a inovação e a relevância internacional”, afirmou.
Estes exemplos, segundo João Cardoso, refletem a aposta do INECV em modernizar o sistema estatístico nacional, diversificar as fontes de dados e reforçar a cooperação técnica e institucional com parceiros nacionais e estrangeiros.
Ao mesmo tempo, reafirmou o compromisso do INECV em garantir que os dados sirvam efetivamente a sociedade, apoiando decisões informadas, o planeamento estratégico e o acompanhamento dos resultados das políticas públicas, de forma a contribuir para um desenvolvimento inclusivo e sustentável. Neste contexto, afirmou que é fundamental reforçar a cooperação regional e internacional.
Esta Conferência Comemorativa do Dia Mundial de Estatísticas de 2025, promovida pelo Instituto Nacional de Estatística, visa reforçar o compromisso do INE com a produção e disseminação de dados estatísticos de alta qualidade, confiáveis e acessíveis.
Fonte: Portal de Angola