São-Tomé, 05 Ags 2025 ( STP-Press ) – Dez por cento dos alunos do ensino secundário abandonaram os estudos no ano lectivo 2024/2025 por várias razões, entre as quias, a aposta no ensino profissional fora do país, sobretudo, em Portugal, de acordo com dados do ministério da Educação, divulgados hoje pelo director do Ensino Secundário e Técnico Profissional, Nelson Fernandes.
Quanto ao abandono Nelson Fernandes disse que “a nível do ensino secundário técnico e profissional, nós começamos com um total de 25.344 alunos inscritos e tivemos [no final] um total 22.924, para dizer que nós tivemos um total de 2.420 alunos que abandonaram o sistema, estamos a falar aproximadamente 10% do abandono”.
“Esse abandono tem varias razões, uma delas tem ver, principalmente, com a questão de deslocação para exterior…para continuarem os estudos profissionais fora do país, principalmente, Portugal” – concluiu, Nelson Fernandes.
Tendo declarado que “abandono influencia a taxa de reprovação”, o director Nelson Fernandes disse que a taxa de reprovação na 9ª classe foi de 45%, sustentando que “ nós tivemos um total de 5.379 alunos e deles 2.769 concluíram a 9ª classe”.
“A nível de 12ª classe tivemos uma taxa de reprovação de 41% “- disse, para depois explicar “nós tivemos no 3º período, um total de 1.752 alunos e desses 854 concluíram a 12ª classe”.
Dentre as causas do abandono escolar e o nível da taxa de reprovação, o director do ensino citou ainda que o efeito da Covid-19 que muito fragilizou o sistema de ensino bem como o actual fenómeno de emigração dos pais encarregados da educação, sublinhado que “ temos muitas crianças a viver sozinhas” ou com “parentes muito distantes”.
Nelson Fernandes falou ainda de gravidez na adolescência como uma das questões que fragiliza o sistema, tendo revelado o registo de 144 casos de a nível nacional neste ano lectivo.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe