A Violência Baseada no Género Tem de Acabar!

Compartilhar

Artigo de Opinião do Embaixador dos Estados Estados Unidos da América em Angola e São Tomé e Príncipe, Dr. Tulinabo Mushingi, PhD

São-Tomé, 05 Dez. 2023 ( STP-Press) – Este mês marca o início dos 16 Dias de Activismo contra a Violência no Género, começando com o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a 25 de Novembro, e culminando com o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a 10 de Dezembro.

 Estes dois marcos simbolizam o que sabemos ser verdade: alcançar a igualdade de género não é possível sem abordar a violência baseada no género, uma violação dos direitos humanos que impede as mulheres e raparigas, em toda a sua diversidade, de participarem plena e seguramente na vida social, económica e política. 

Em última análise, a violência baseada no género prejudica-nos a todos, independentemente de quem a experimenta, e impede as nossas comunidades de atingirem todo o seu potencial.

O que significa para nós pôr em práctica os valores anti-violência todos os dias, em todos os aspetos das nossas vidas?  Como é para o governo, a sociedade civil, as empresas e todas as partes da sociedade dizer que basta – não vamos mais tolerar a violência baseada no género?

Estas são perguntas que todos devemos fazer a nós próprios nas nossas casas, nas nossas comunidades e nos nossos países.  A violência baseada no género continua inabalável em todas as regiões do mundo, a todos os níveis da sociedade.  Os Estados Unidos estão empenhados em resolver este vasto e complexo problema que limita a capacidade das sobreviventes de violência baseada no género de gozarem plenamente dos seus direitos nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Reconhecemos as ligações críticas entre a igualdade de género — incluindo a prevenção e a resposta à violência baseada no género — e a democracia, a segurança nacional, a segurança económica, as alterações climáticas, a saúde pública global e os direitos humanos.

É por isso que, nos últimos dois anos, os Estados Unidos priorizaram o desenvolvimento e a implementação da Estratégia Nacional sobre Equidade e Igualdade de Género e actualizaram a Estratégia dos EUA  para Prevenir a Violência no Género Globalmente e a Estratégia dos EUA sobre Mulheres, Paz e Segurança.

É crucial que, nos nossos esforços colectivos, compreendamos a integridade contínua da violência baseada no género – onde, quando e como ocorre – e tomemos medidas para garantir o acesso a serviços que salvam vidas para todos os sobreviventes. 

A prevenção da violência baseada no género exige também que promovamos a justiça e a responsabilização por estes actos e estabeleçamos um ambiente propício para que todos os sobreviventes de violência baseada no género prosperem. 

Reconhecemos o trabalho do Governo de São Tomé e Príncipe para acabar com a violência baseada no género, desde a formação da polícia para melhor servir as sobreviventes da violência baseada no género até à parceria entre o Centro de Aconselhamento contra a Violência Doméstica e o Instituto Nacional para a Promoção da Igualdade e Equidade de Género.

Este ano assinala-se também o 75.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, um documento histórico que afirma que todo o ser humano nasce livre e igual em dignidade e direitos, e que esses direitos existem sem distinção de qualquer tipo.

Não podíamos estar mais de acordo e apelamos aos governos, à sociedade civil, às organizações internacionais, às empresas do sector privado e aos indivíduos para que se juntem a nós para ajudar a criar esse mundo – para o bem das nossas comunidades de hoje e de amanhã. 

Fim/TMP

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

Musique : le Fespam 2025 s’achève en beauté sous le regard du chef de l’État

La 12ᵉ édition du Festival Panafricain de Musique (FESPAM)...

Scrabble : Le jeune champion du monde congolais encouragé par le Gouvernement

Le 26 juillet 2025 à Brazzaville, le Premier Ministre,...

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...
- Advertisement -spot_img