Actualização do preço dos combustíveis será em finais de Janeiro ou em princípios de Fevereiro e vai haver medidas compensatórias para as famílias carenciadas

Compartilhar

São-Tomé, 06 Jan 2023 (STP-Press) – O governo são-tomense tem em carteira “medidas compensatórias, sobretudo, para as pessoas em situações desfavorecidas e com mais dificuldades”.  A afirmação é do primeiro-ministro e chefe do Governo, Patrice Trovoada, à saída do encontro esta manhã, no Palácio do Povo, com o Presidente da República, Carlos Vila Nova, a quem foi apresentar os cumprimentos por ocasião do ano novo.  

O primeiro-ministro disse que desejou “um bom ano ao Presidente da República e um bom ano também a todos os são-tomenses, que é o que todos nós queremos”.  

Questionado pelos jornalistas sobre a escassez de combustível, que se verificou há alguns dias, Patrice Trovoada disse, citamos; “o governo fez um comunicado, … eu acho que a ENCO devia ter vindo ao público explicar a situação, porque a ENCO fornece combustível, a ENCO tem os seus clientes e deveria dar uma explicação aos clientes, que a escassez deveu-se ao atraso do navio. Simplesmente como isso, … que levou as bombas que não pertencem a ENCO a ficarem sem gasolina, e que essa situação não tem nada a ver com o governo nem com o próximo aumento de preços”.  

E quanto à anunciada actualização de preços dos combustíveis, o primeiro-ministro respondeu: “o aumento do preço de combustíveis faz parte de um conjunto de medidas que vamos tomar e, por isso, as medidas estão a ser tomadas, medidas cujos efeitos estamos a modelizar e que são medidas, uma delas de aperto e outras de medidas compensatórios, sobretudo, para as famílias e pessoas em situações difícies”. E quanto à data da actualização, o chefe do Governo disse que “poderá ser no fim de Janeiro, poderá ser princípio de Fevereiro”, justificando “porque as medidas são difíceis e é preciso ver como equilibramos”.  

Outra questão diz respeito à realização da próxima cimeira da CPLP, que será na capital são-tomense, e que segundo o primeiro-ministro “cabe ao Presidente da República dizer quais são os contornos, e como Governo vamos trabalhar na agenda, vamos trabalhar na preparação de diversos temas, das questões e também da logística”.  

Quanto a sua ausência no acto solene do dia do Rei Amador, Patrice Trovoada disse que “tudo é objecto de críticas, mas que é normal. É um espirito crítico que felizmente existe”.  

Fim/RN.MF  

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img