As agências da ONU em STP organizam “Diálogo do Sistema das Nações Unidas com o Governo Regional do Príncipe”  

Compartilhar

São-Tomé, 12 Jan. 2023 (STP-Press) – Representantes de todas as agências do Sistema das Nações Unidas que operam em São Tomé e Príncipe, designadamente, o PNUD, OMS, UNICEF, UN HABITAT, PAM, OIT, UNFPA e a FAO participaram nesta quarta-feira, na ilha do Príncipe, no coloquio “Diálogo do Sistema das Nações Unidas e suas Agências com a Região Autónoma do Príncipe”. O encontro multisectorial teve como objectivo discutir os desafios e encontrar a melhor forma para implementação da agenda das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe, tendo em conta as especificades da ilha do Príncipe.  

A sessão solene deste evento histórico, que juntou de uma só vez todas as agências das Nações Unidas que operam no país, teve lugar na sede do Parlamento Regional e foi presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa Regional, Francisco Gula, e contou com a presença do presidente do Governo Regional e de todos os membros do Governo Regional, deputados, representantes das forças políticas e confissões religiosas, entre muitos outros convidados.    

Após a sessão solene, deu-se início à Mesa Redonda, que foi presidida pelo presidente do Governo Regional, e em que foram debatidas todas as questões que componham o objectivo do evento.  

Filipe Nascimento considerou de relevante a iniciativa e reconheceu que ”os desafios que o país enfrenta levá-nos a estar de mãos dadas com os parceiros e amigos, e as Nações Unidas representam o braço colectivo das respostas para os problemas que a população almeja”. O presidente do Governo Regional deseja com o apoio e parceria das Nações Unidas encontrar soluções alternativas à extração de inertes, que tem causado problemas sérios às empresas de construção cívil, com consequências económicas e sociais, servindo-se até de objecto de aproveitamento político. Quer também encontrar soluções sustentáveis para energias limpas e conseguir apoios para a instalação na ilha de um centro de processamento de resíduos sólidos.  

Por seu lado, o representante do Sistema das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe, Eric Overest, considerou que o diálogo com a presença de todas as agências é só o início de uma presença mais sistemática e real da ONU na Região Autónoma do Príncipe e que “temos que fazer mais, temos que cooperar mais e temos que pensar em ideias inovadoras”, acrescentou.  

Fim/ RN/MF  

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

Musique : le Fespam 2025 s’achève en beauté sous le regard du chef de l’État

La 12ᵉ édition du Festival Panafricain de Musique (FESPAM)...

Scrabble : Le jeune champion du monde congolais encouragé par le Gouvernement

Le 26 juillet 2025 à Brazzaville, le Premier Ministre,...

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...
- Advertisement -spot_img