São Tomé (São Tomé e Príncipe), 01 Set. 2025 (STP-Press) – O Governo de São Tomé e Príncipe vai retirar terras a quem não as trabalham, – anunciou, este domingo, o ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Nilton Garrido.
Garrido que falava na comunidade de Colónia Açoriana (sul da ilha de São Tomé), num congresso de vinhateiros (profissionais que extraem da palmeira o vinho da palma), sublinhou que “o nosso objectivo não é desmantelar as médias empresas”.
Disse que é intenção do Governo que elas sirvam de tração para grandes investidores criarem emprego e riqueza para o país.
“Vamos, igualmente, reservar uma parte [terras] para a juventude, filhos dos nossos agricultores que devem ser protegidos e salvaguardados nesse projecto”, afirmou.
O congresso que visou a criação de Associação de Vinhateiros e Carregados de Vinho da Palma de Ribeira Peixe, elegeu uma estrutura directiva onde destaque vai para Cosme Cabeça, ex-presidente da Associação de Agricultores, como novo líder.
A criação desta associação insere-se na política do Ministério da Agricultura no sentido destes elementos encontrarem soluções coletivas visando a resolução dos seus próprios problemas.
Fim/MD/LM
STP-Press
Fonte: São Tomé e Príncipe