Brasil disponibiliza 100 Mil Euros para melhoria do Programa Alimentar Escolar em São Tomé e Príncipe

Compartilhar

São Tomé (São Tomé e Príncipe), 12 Nov. 2024 (STP-Press) – O Brasil disponibilizou cerca de 100 mil USD para melhoria do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE) em São Tomé e Príncipe.

Segundo uma fonte diplomática, ajuda do Brasil visa a aquisição de produtos agrícolas biológicos aos agricultores, e a sua distribuição pelas escolas de três distritos da ilha de São Tomé, nomeadamente Lembá (ao norte), Cantagalo (no centro sul) e Lobata (centro norte) na expectativa de abranger cerca de 42 mil crianças.

A cooperação brasileira em São Tomé e Príncipe insere-se no âmbito de uma parceria com o Programa Alimentar Mundial (PAM) e do Governo de São Tomé e Príncipe que visa, nomeadamente, a garantia e melhoria alimentar escolar.

O auxílio do Brasil a São Tomé e Príncipe visa vencer a insuficiência alimentar e viabilizar simultaneamente o rendimento dos agricultores no cumprimento de um dos objectivos do desenvolvimento sustentável, o qual visa a educação de qualidade, por via da nutrição das crianças.

Gianlucca Ferrera, director do PAM para Camarões e São Tomé e Príncipe que visitou na última semana o país, mostrou-se bastante entusiasmado com este projecto inovador na região de África Central e sugeriu ao Embaixador do Brasil acreditado em São Tomé, a possibilidade de extensão do citado projecto-piloto.

“O Brasil fez uma significativa doação ao PAM para apoiar o investimento em produtos locais no contexto do PNASE. No encontro, discutiram formas de financiamento para expandir o projecto a outras escolas, com o objectivo de promover a sustentabilidade e fortalecer a produção local de alimentos”, refere, a qual a imprensa teve acesso.

O director do PAM conversou também com os agricultores da comunidade de Camavo no distrito de Cantagalo, e visitou a escola Albertina Matos na Vila da Madalena, uma referência a nível nacional na produção de produtos locais e na sua utilização para alimentação dos alunos.

“O PAM comprometeu-se a continuar com a expansão da parceria para garantir um maior impacto nas escolas de São Tomé e Príncipe”, destaca o comunicado do PAM.

Fim/MD/LM

STP-PRESS

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Appoints AVM Saddiq Kaita as Chairman, Governing Council of Bayero University

  President Bola Ahmed Tinubu has appointed Air Vice Marshal...

President Tinubu Felicitates Former Vice President Sambo on His Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mohammed Namadi Sambo, elder statesman...

Congo Seeks Nigeria’s Backing For Diplomat To Lead UNESCO

  *As VP Shettima receives PM Makosso, hails country’s leadership...

President Tinubu Congratulates Sen. Wadada on His Turbaning as Magajin Dangin Lafia

  President Bola Ahmed Tinubu warmly congratulates his political ally...
- Advertisement -spot_img