São Tomé (São Tomé e Príncipe), 23 Set. 2025 (STP-Press) – A Confederação Africana de Futebol (CAF), denunciou, esta semana, a ausência de São Tomé e Príncipe e de mais cinco países nas competições internacionais ao nível de clubes.
Em comunicado a partir da sua sede, no Cairo, Egipto, a CAF lamenta a ausência nas provas da Liga dos Campeões de clubes de seis países, nomeadamente São Tomé e Príncipe, Eritreia, Tchade, Cabo Verde, Guiné-Bissau e a Ilha de Reunião.
Com efeito, desde os anos 90 que São Tomé e Príncipe não participa nas competições africanas, altura em que o país se fez representar na Liga dos Campeões através do Sporting Clube de Praia, Inter de Bombom e o Desportivo de Guadalupe.
Naquele período, o Praia Cruz teve duas participações nas provas africanas, pois, também, participou na Taça da Confederação Africana de Futebol denominada atualmente da Taça Nelson Mandela.
Isto apesar do país ter técnicos preparados e capacitados para manusear as plataformas da CAF visando a inscrição para clubes são-tomenses, participaram recentemente, em Luanda, numa capacitação sobre a plataforma.
São Tomé e Príncipe está hoje em contramão com o calendário da CAF, uma vez que as provas da CAF iniciaram há uma semana e que os clubes participantes receberam 50 mil Dólares, por inscrição, nomeadamente na Liga dos Campeões e Taça das Taças Africanas.
São Tomé e Príncipe tem igualmente outro factor impeditivo porque o Estádio Nacional 12 de Julho está inviabilizado há dois anos pela FIFA devido a sua degradação, e sem perspectiva de solução a curto prazo.
Em condições normais, o país deveria se fazer representar nas competições africanas pelo clube Sport Benfica e Operários (da Ilha do Príncipe), na Liga dos Campeões e Inter de Bombom (independentemente do resultado competitivo), uma vez que os Operários, além da conquista do campeonato nacional, qualificou-se para final a Taça de São Tomé e Príncipe que só será disputado á quatro de Outubro corrente.
Dos PALOP convinha sublinhar a participação de cinco clubes angolanos, entre eles, Petro Atlético de Luanda, 1º de Agosto e Wiliete de Benguela, de Moçambique destacamos Costa do Sol e Ferroviário de Maputo.
Fim/MD/LM
STP-Press
Fonte: São Tomé e Príncipe