São-Tomé, 01 Ags 2025 ( STP-Press) – O jurista são-tomense, Carlos Stock, antigo ministro da Defesa é o novo Procurador-Geral da República ao ser empossado no cargo esta tarde em cerimonia presidida pelo Presidente da República, Carlos Vila Nova a luz da proposta apresentada hoje pelo Governo de Américo Ramos.
O acto de empossamento acontece após o Governo propor ao Presidente da República a nomeação do jurista Carlos Stock, antigo ministro da Defesa para o cargo de Procurador-geral da República tal como confirmou hoje o primeiro-ministro, Américo Ramos.
Questionado esta manhã pela imprensa sobre o assunto, Américo Ramos, confirmou que o nome do jurista Carlos Stock foi aprovado esta quinta-feira pelo Conselho de Ministros e apresentado ao Presidente da República.
“E hoje de amanhã apresentamos a proposta a sua Excelência o Presidente da República …aguardo a comunicação oficial a qualquer momento …e esperemos a tomada de posse ainda para hoje” – disse Américo Ramos horas antes da tomada de posse.
Além de ter exercido as funções de ministro da Defesa, Mar e Ordem Interna, Carlos Stock foi também juiz conselheiro do Tribunal Constitucional bem como candidato as presidenciais de 2021.
O Governo, no comunicado do Conselho de Ministros, afirma que Carlos Stock é a uma individualidade cujo perfil e currículo se afiguram mais alinhados com os desafios da magistratura do Ministério Público.
Antes de Carlos Stock, a juíza e presidente do Tribunal de Primeira Instância, Miris Botelho, havia sido indicada para ser a Procuradora-Geral da República. Mas o empossamento não aconteceu, isso porque, segundo o Presidente da República, houve procedimentos administrativos que não foram cumpridos.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe