Carlos Vila Nova abre Fórum dos Presidentes dos Supremos Tribunais dos Países de língua portuguesa  

Compartilhar

Por: Ricardo Neto e João Soares da Agência de Notícias STP-Press

São-Tomé, 05 Dez. 2022 ( STP-Press ) – O Presidente são-tomense, Carlos Vila Nova presidiu esta manhã em São-Tomé, a cerimónia de abertura da Conferência do Fórum dos Presidentes dos Supremos Tribunais de Justiça dos Países e territórios de língua portuguesa sob o tema “ o principio de separação dos poderes e a independência dos Tribunais”.

No seu discurso Presidente Carlos Vila Nova sublinhou que “São Tomé e Príncipe é um Estado de direito democrático em que o princípio da separação de poderes encontra o respaldo na Constituição da República Democrática de São Tomé e Príncipe no seu artigo 69º que estabelece a separação e interdependência dos poderes”.

Carlos Vila Nova adiantou que “o princípio da independência encontra o seu acolhimento no artigo 121 º, dispondo que os tribunais são independentes e apenas estão sujeitos às leis”.

“O objetivo de um Estado ser constituído por três poderes (legislativo, executivo e judiciário) poderes esses independentes e harmoniosos entre si, é a regra básica de coabitação pacífica entre diferentes instituições do Estado na medida em que um poder limita a actuação do outro visando melhorar a governação do próprio Estado e contribuir para a garantia de efectividade dos direitos fundamentais dos indivíduos”, precisou.

Vila Nova disse ainda que “o fórum dos presidentes dos Supremos Tribunais de justiça dos Países e Territórios da Língua portuguesa é uma efetivação da existência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, a CPLP.

Já no seu discurso, o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça de São Tomé e Príncipe, Silvas Cravid sublinhou que “escolhemos como tema desta conferencia “ o princípio de separação dos poderes e a independência dos tribunais” não é um tema escolhido por acaso, é um tema corrente, actual, pensando tendo em conta a realidade são-tomense, as nossas vicissitudes e as dificuldades acrescida na aceitação e consolidação de São Tomé e Príncipe como um Estado de Direito”.

Silva Cravid disse que “não é por acaso que o legislador constituinte consagrou, entre outros, esses princípios da Constituição da República Democrática de São Tomé e Príncipe e em todas as outras constituições modernas no Mundo. O que nos obriga respeitar escrupulosamente a constituição e os princípios nela consagrados por ser a espinha dorsal e o cérebro de um Estado”.

Adiantou ainda que “os objectivos deste fórum visam contribuir para enriquecimento do património jurídico comum e o fortalecimento do primado do direito, defender a independência do poder judiciário, estimular o diálogo entre os respectivos Supremos Tribunais, magistrados e funcionários, tendo em vista designadamente a eficácia dos órgãos judiciais e o acesso dos cidadãos aos tribunais e promover intercâmbio de experiência e informações.

Quem também discursou foi o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal, Henrique Araújo, sublinhando que “o fórum dos presidentes dos Supremos Tribunais de justiça dos Países e Territórios de Língua Portuguesa é um espaço privilegiado para refletir sobre estas questões e para encontrar os caminhos que nos levem a superar todas as dificuldades que o judiciário enfrenta”.

“ Creio, pois, que será altura de introduzir algumas alterações ao Estatuto no sentido de tornar mais ágil a comunicação entre os membros do Fórum e de conferir mais efetividade ao intercâmbio entre os judiciários dos vários países”, adiantou Henrique Araújo.

Além de São Tomé e Príncipe como anfitrião, o evento conta com participação de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img