São Tomé (São Tomé e Príncipe), 21 Ago. 2025 (STP-Press) – A Comunidade Económica dos Estados de Africa Central (CEEAC) pretende transformar as ilhas de São Tomé e Príncipe num centro regional de pesquizas da economia azul, – revelou Honoré Trabune, alto comissária da CEEAC.
Segundo este responsável, o arquipélago são-tomense dispõe de condições objectivas para o efeito, e pode vir a ser convertido num centro multilateral de pesquisas, troca de informação, de experiência e de formação em matéria de economia azul.
De acordo com Trabune, a deslocação a São Tomé tem em vista abordar o facto com autoridades locais, visando transformar a cidade de São Tomé num centro regional na África Central de economia azul.
Há um ano, em Libreville (capital do Gabão), chefes de Estado dos membros da CEEAC decidiram atribuir a São Tomé e Príncipe o pelouro da Economia Azul.
Integram a CEEAC, nomeadamente Angola, Gabão, Ruanda, República Centro Africana, Guiné-Equatorial, Camarões, Tchade, Burundi, Congo, República Democrática do Congo e São Tomé e Príncipe.
Fim/MD/LM
STP-Press
Fonte: São Tomé e Príncipe