CPLP-Cimeira: Primeiro-Ministro diz “estamos prontos” e congratula-se com as contribuições dos populares

Compartilhar

São-Tomé, 22 Ags 2023 ( STP-Press ) – O Primeiro-ministro, Patrice Trovoada garantiu que “estamos prontos” para a realização da Cimeira da CPLP que iniciou esta segunda-feira, 21 na capital são-tomense com termino previsto para domingo, dia 27, com a Conferência dos Chefes de Estado e de Governo desta comunidade lusófona.

Questionado pela imprensa sobre os preparativos para o evento, Patrice Trovoada respondeu que “estamos prontos e há pequenos acertos …sobretudo aspectos logísticos que estão a ser finalizados com os momentos particulares”.

Tendo reconhecido envolvimento da população na organização desta Cimeira, Patrice Trovoada destacou o engajamento da juventude, funcionários públicos, forças militares e paramilitares bem como o sector privado.

“A população tem estado a participar, há muitos jovens a participar, eu digo voluntariamente, estamos a ver como apoiá-los nesta participação”, -disse Patrice Trovoada, sublinhando que “temos estado a contar com apoio do sector privado e ainda bem porque injecta algum dinheiro na nossa economia”.

Além de ter assegurado que “ a cultura está mobilizada” para esta festa lusófona, o Primeiro-ministro disse tratar-se de uma “oportunidade para o sector comercial fazer algum dinheiro”.

No âmbito de apoio externo, Patrice Trovoada anunciou a chegada dentro de dias, de algumas viaturas provenientes da Guiné-Equatorial por empréstimo no quadro de apoio logístico para este evento.

Quanto ao tema da Cimeira intitulado “ a juventude e sustentabilidade”, Patrice Trovoada defendeu “que se consiga de facto fazer coisas concertas, sobretudo, para os jovens e que no entender do governo que as pessoas começam a entender, a ver a CPLP como organização que pode realmente trazer coisas concretas para as pessoas”.

Questionado sobre a reação dos partidos da oposição que consideraram inconstitucional a decisão do Governo de proibir manifestação por 15 dias devido a Cimeira, Patrice Trovoada respondeu que “estamos em democracia, se a decisão é considerada errada por algumas pessoas, podem recorrer aos tribunais”.

O Primeiro-ministro explicou que a decisão foi tomada por falta de efectivos policiais para a proteção e segurança dos próprios manifestantes na altura em que as atenções estão todas viradas para a segurança dos hóspedes no âmbito desta Cimeira da CPLP.

“Não temos efetivos suficientes para poder de facto garantir o bom desenrolar desta manifestação e, não só os manifestantes garantir que não haja infiltrações, aproveitamento desta manifestação para outras coisas que tem a ver com a segurança dos nossos hóspedes, por isso, o governo disse que era bom adiar” – sublinhou Patrice Trovoada.  

  Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img