São-Tomé, 18 Set. 2025 ( STP-Press ) – Cuba e São Tomé e Príncipe pretendem relançar a cooperação em diversas áreas de actividades tais como a saúde, a educação, a agricultura e o meio ambiente tal como assegurou quarta-feira o embaixador cubano, Alex Gonzalez Garcia no final do encontro como Primeiro-ministro, Américo Ramos.
“Ambos Governos estão retificando a política e posição entre os dois países de manter a relação e se possível reforçar em sector de saúde onde terremos uma equipa médica aqui em São Tomé, reforçar também em educação, agricultura e proteção em meios ambiente”, sublinhou o embaixador Alex Gonzalez Garcia a saída do encontro.
O diplomata cubano disse que “essa relação é uma cooperação de aproximadamente 50 anos”, acrescentando que “estamos celebrando 50 anos dessa cooperação”.
Além do chefe do governo são-tomense, o diplomata cubano teve também encontro com a Presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, Celmira Sacramento, tendo na altura tornado público a deslocação da mesma a Cuba, ainda esta semana, para uma visita oficial de trabalho no âmbito da cooperação bilateral.
Em 2023 no final da cerimónia da sua acreditação, Alex Gonzalez Garcia manifestou a disponibilidade do governo cubano no reforço da cooperação com São Tomé e Príncipe, tendo na altura encontrado com ministra da Educação, Ciência e Cultura, Isabel de Abreu bem como a ex-ministra da Juventude, Desporto e Empreendedorismo, Eurídice Medeiros.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe