Demissão do Governo: ADI defende realização de eleições antecipadas como saída para crise

Compartilhar

São-Tomé, 08 Jan 2025 ( STP-Press )- O partido ADI que sustenta o poder em São Tomé e Príncipe defendeu hoje a realização de eleições antecipadas como um das saídas para crise política em consequência da demissão segunda-feira do governo liderado por Patrice Trovoada.

A posição do ADI foi tornada pública esta manhã numa conferência de imprensa aos órgãos da comunicação social pelo seu porta-voz, Edmilson das Neves face a queda do Executivo por decisão presidencial.

“Como dizemos sempre o povo é que sabe. Ele põe e só ele tira, é pois chegado a hora de devolver a palavra ao povo para que cada um na intimidade da sua consciência e no interesse da Nação faça a sua melhor escolha” – sublinhou Edmilson das Neves.

Das Neves acrescentou que “ADI não permitirá que uma coligação de interesses retrógrados e pessoais possa perverter a nossa democracia e assaltar o poder fora do quadro democrático de eleições livres e transparentes”.

“A ascensão ao poder se faz única e exclusivamente através do voto popular com exclusão de todo e qualquer outro meio”, sustentou o porta-voz do ADI que encetou críticas e responsabilizou o Presidente da República pela actual crise política no País

“Por tudo isto, vimos alertar ao povo de São Tomé e Príncipe a crise criada por Sua Excelência o Presidente da República e os seus novos apoiantes que visa mergulhar o país num caos total”- sublinhou da Neves.

O porta-voz do ADI acrescentou que “nos últimos meses tornou-se evidente uma inequívoca vontade de Sua Excelência Senhor Presidente da República de dificultar as ações do governo e até mesmo da Assembleia Nacional recusando sem fundamentos cabíveis a promulgação de vários textos emanados destes órgãos”.

Além do ADI liderado por Patrice Trovoada, o movimento MCI-PUN dos Irmãos Monteiro, também defende a realização de eleições antecipadas como saída para crise, enquanto a oposição parlamentar, nomeadamente, MLSTP-PSD e o Basta defendem que o ADI apresente ao chefe de Estado uma nova individualidade para primeiro-ministro, tal como vem expresso no decreto presidencial que demitiu o executivo.

Actualmente, o ADI de Trovoada dispõe de uma maioria absoluta de 30 deputados em conexão com mais cinco assentos do MCI-PUN na base de um acordo de incidência parlamentar enquanto a oposição, designadamente, o MLSTP de Américo Barros dispõe de 18 lugares e o Basta de Salvador Ramos com dois.

Fim/RN

 

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Sympathises with Victims of Yola Flood Disaster, Niger Boat Mishap

  President Bola Ahmed Tinubu extends his heartfelt sympathies to...

AT UN Summit Stocktake, Nigeria, Others Demand Collective Action Against Food Insecurity

  *Nigeria now deploying modern technology to enhance agricultural production...

President Tinubu Rejoices with Lagos Top Politician, Senator Obanikoro, on his 65th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Senator Musiliu Obanikoro, an influential...

Nigeria, Consortium Set To Sign MoU On Green Legacy Programme

  *OSC to build South-South technology centre in Africa as...

President Tinubu Confers National Honour on WAFCON-Winning Super Falcons, Cash Rewards, Housing

  President Bola Tinubu has conferred national honours on all...
- Advertisement -spot_img