Direcção dos Impostos começou em Caué a campanha de sensibilização para a implementação do IVA a partir de 01 de Junho

Compartilhar

São Tomé, 09 Mai 2023 (STP-Press) – A direcção dos Impostos começou esta manhã a campanha de sensibilização a nivel nacional, com vista a dar informações e esclarecimentos à população sobre a implementação do Imposto de Valor Acrescentado (IVA), agendada para a partir de 01 de Junho próximo.

Depois do Príncipe, a equipa da Direcção dos Impostos esteve hoje em várias comunidades do Distrito de Caué.

Engrácio da Graça, um dos membros da equipa, disse à Rádio Nacional que depois da Região Autónoma do Príncipe, onde foi feito o lançamento da campanha, com a presença do primeiro-ministro, “hoje estamos a dar continuidade a campanha de sensibilização a toda população de São Tomé e Príncipe. Estamos na Cidade de Angolares e na próxima quinta-feira estaremos em Lembá. Trata-se de um processo que visa passar informação a toda população para que de facto as pessoas saibam que haverá um imposto a partir de 01 junho que será o IVA”.

Engrácio da Graça confirmou o engajamento do governo, em concertação com o FMI, para que o IVA seja mesmo uma realidade, a partir de 01 de Junho, “e estamos a crer que não haverá sobressaltos”, sublinhou o responsável.

O IVA será aplicado em regime normal de 15 %, estando prevista a aplicação do regime especial de 7 % para volumes de negócios entre um milhão de dobras e cem mil dobras e outro de 2% para negócios inferiores a cem mil dobras, sendo que deste pacote, os produtos da cesta básica terão uma redução de 50%.  

O IVA irá substituir os actuais impostos sobre o Consumo e Selo, e a sua introdução levará a alteração do SISA, referente a patrimónios, e a introdução de outros, como o IEC, referentes a bebidas alcoólicas, tabaco entre outros produtos.

Com a aplicação do IVA, os operadores económicos inseridos em regime normal de 15% estarão sujeitos à mecânica deste imposto, designadamente, suporte, liquidação e com direito ao reembolso.  

Os produtos comprados nas feiras e nos mercados não estarão sujeitos ao IVA Nos “quiosques” vai depender do volume de negócios, enquadrados nas categorias a que dizem pertencer.

Fim/RN,MF 

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img