“É preciso repensar São Tomé e Príncipe”-Presidente da República na abertura do fórum dos economistas

Compartilhar

São-Tomé, 10 Jul 2025 ( STP-Press) – O Presidente da República, Carlos Vila Nova presidiu esta terça-feira a cerimonia de abertura do III Fórum dos economistas, tendo declarado que “é preciso repensar São Tomé e Príncipe”.

“É preciso repensar São Tomé e Príncipe”, disse Carlos Vila Nova, sublinhando que “o nosso País oferece estabilidade política e social e coloca-nos como sendo debaixo riscos políticos e sociais”.

Presidente Vila Nova sustentou que “as políticas públicas nos sectores socioeconómicos precisam de instrumentos adequados para o debate, planeamento, controlo e consequente medição dos impactos”.

O Chefe de Estado são-tomense disse ter aceitado o convite para presidir este acto como forma de “também neste palco reforçar a urgência e a necessidade de debatermos seriamente sobre os problemas de subdesenvolvimento socioeconómico do nosso país”.

Para Carlos Vila Nova “qualquer sociedade deve incorporar as suas preocupações socioeconómicas, as contribuições da sociedade civil organizada e os debates públicos sobre os mecanismos tendentes a resolução dos problemas económicos de modo a gerar soluções para postos de trabalho em particular para jovens”.

“E, isso apenas será possível com o envolvimento da sociedade civil organizada e forte capaz de dar o seu contributo junto das autoridades governamentais na resolução dos problemas socioeconómicos”, acrescentou.

Este evento se enquadra nas actividades comemorativas aos 50 anos da independência nacional a assinalar-se no dia 12 Julho em cerimónia a ser presidida pelo Presidente da República, Carlos Vila Nova na histórica Praça da Independência, centro da capital são-tomense.

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img