EMAE deu início ao processo de substituição das tradicionais lâmpadas incandescentes e florescentes pelas led’s

Compartilhar

São-Tomé, 10 Agos 2023 (STP-Press) – A EMAE – Empresa de Água e Electricidade, deu início, a partir de ontem (09), ao processo de substituição das tradicionais lâmpadas incandescentes e florescentes pelas led’s.

O termo LED significa “Light Emitting Diode”, em inglês, e “Diodo Emissor de Luz”, em português. Este componente converte electricidade em luz, e consome menos energia do que as fontes de iluminação tradicionais, como as lâmpadas incandescentes e fluorescentes.

A opção por este tipo de lâmpadas de menor consumo energético faz parte do projecto de Recuperação do Sector Eléctrico, financiado pelo Banco Mundial, num valor a rondar os dois milhões de dólares. Nesta primeira fase, segundo uma fonte da EMAE, foram adquiridas um total de 400 mil lâmpadas led’s, no valor de 500 mil dólares, e a sua substituição é gratuita, esperando-se que toda a operação esteja concluída no espaço de 60 dias.

Com o projecto, o governo espera poupar um mínimo de 15 mil litros de gasóleo por dia, correspondendo a uma economia de 540 mil dobras, cerca de 20 mil euros, a favor da EMAE.

Para a troca de lâmpadas, a EMAE vai montar vários postos fixos em todos os distritos do país, sendo que nestas duas semanas o foco vai estar no Distrito de Água Grande, onde a empresa montou equipas fixas e móveis, respectivamente, em frente da sua Direcção-geral e na Direcção Técnica, perto do Matadouro, e nas localidades de Água-Arroz, Bobo-Forro e Oquê-del-Rei, no horário das 08h00 às 15h00.  

Valdemira Carvalho, ponto focal do projecto, explicou a STP Press que “as pessoas devem deslocar-se aos diferentes postos de troca acompanhadas de lâmpadas que serão substituídas”, e que, nesta fase, “o máximo de lâmpadas led’s a serem entregues é 07 por habitação”.

Lucas Vera Cruz, um dos cidadãos que já procedeu a troca, considerou que a iniciativa “é de louvar”, … que “estamos a viver um período de muitas dificuldades financeiras” e que “esta troca de lâmpadas virá de certa forma minimizar as despesas”. Outro utente apelou a todos para aderirem à campanha “de forma a diminuir o custo com a energia eléctrica e permitir a EMAE alargar o fornecimento”.

Recorde-se que o lançamento oficial da campanha foi feito em Abril passado, no Liceu Nacional, pelo ministro das Infraestruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Adelino Cardoso.

O processo de substituição está a ser apoiado por uma megacampanha de informação e sensibilização, através dos meios de comunicação social, e envolve, igualmente, outros sectores afectos ao Ministério das Infraestruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente, as Câmaras Distritais, o sector privado e ONG’s.

Os sectores públicos, onde existem maior consumo, como escolas, hospitais, centros de saúde, tribunais, finanças e outros estabelecimentos autónomos e privados já foram beneficiados com as led’s.

Fim/JL,MF 

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img