Embaixadora da China realiza encontro de despedida com bolseiros são-tomenses

Compartilhar

São Tomé (São Tomé e Príncipe), 24 Ago. 2023 (STP-Press) – Mais de uma dúzia de estudantes são-tomenses deslocarão à República Popular da China, nos próximos dias, para graduação, pós-graduação e formação especializada, – soube-se, quarta-feira, na Embaixada desse país asiático.   

Num encontro com os 14 bolseiros, a Embaixadora da República Popular da China, Xu Yingzhen, manifestou-se bastante feliz pela retoma de intercâmbio entre China e São Tomé e Príncipe, que permitiu, nos últimos três anos, que o número de bolseiros são-tomenses atingisse uma participação recorde.

Nove dos bolseiros farão Medicina Clinica e os restantes estão distribuídos em Administração de Empresas, Engenharia aeroespacial, Língua Chinesa, Matemática Aplicada e Economia e Negócios Internacionais.

“Felicito aos estudantes presentes que vão partir para China dentro de poucos dias e também aos que já se encontram na China através de bolsas oferecidas pela Fundação de Macau”, disse a Embaixadora.

Xu Yingzhen lembrou que actualmente existem novos canais que oferecem bolsas, “porque pela primeira vez a cooperação entre hospitais vai enviar quatro médicos para a Escola de Medicina da China Ocidental que é um dos melhores hospitais do meu país”.

Inspirando-se no lema “Juventude e a Sustentabilidade” da XIV Cimeira da CPLP que se realizará em São Tomé e Príncipe no país no próximo dia 27, a Embaixadora da China reafirmou que os jovens são o futuro de um país, manifestando-se esperançosa que os bolseiros “possam aproveitar o que adquirirem na China para melhorar sua preparação pessoal e contribuir para o desenvolvimento do vosso país”.       

Em alusão a 2023, ano em que a China celebra o 10 aniversário do lançamento da iniciativa Cinturão e Rota, Xu Yingzhen garantiu que o seu país vai criar ainda mais oportunidades para o resto do mundo.

“Hoje em dia a China lidera o mundo em muitas áreas, tais como economia, saúde, infraestrutura e tecnologia de ponta”, referiu Embaixadora concluindo a sua intervenção com a esperança que os mesmos “possam conhecer uma China que valoriza a paz e o desenvolvimento, enquanto trabalha para construir a comunidade de futuro compartilhado para a humanidade”.

Para além de uma encarregada de educação, também participou no encontro uma estudante são-tomense que esteve alguns anos na China para transmitir aos bolseiros alguns conhecimentos da realidade chinesa.

Com uma história de 5000 anos a República Popular da China possui uma civilização com enorme diversidade cultural, sendo a única do mundo que nunca foi interrompida.

Fim/LM

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img