Por: Ricardo Neto, jornalista da Agência de Notícias STP-Press
São-Tomé, 25 Mai 2022 ( STP-Press ) – A missão técnica chinesa iniciou na noite desta terça-feira mais um ciclo de fumigação espacial nocturna numa das localidades da capital de São Tomé no âmbito do programa de luta contra o paludismo no arquipélago, anunciou Guo Wenfeng, chefe da missão do Gabinete Consultivo Chinês da Áreas Contra Paludismo.
Guo Wenfeng, em plena ação de fumigação, no Bairro da Liberdade, disse que “esta nova ronda surge no início da época da gravana (ausência de chuva) com finalidade de se inverter a tendência de aumento de casos que se vem registado nos últimos meses no País.
Wenfeng, explicou que este novo ciclo de fumigação que visa atacar o mosquito transmissor de paludismo vem se juntar ao tratamento em massa através de administração de medicamentos com forma de se neutralizar as chamadas zonas de foco da doença.
João Viegas, o coordenador da equipa dos técnicos nacionais, assegurou que este novo ciclo de fumigação vai percorrer as identificadas zonas vulneráveis do distrito de Agua-Grande, nomeadamente, Bairro de Liberdade, Diogo Nunes, Campo de Milho, Poto-Poto, Budo-Budo e São João da Vargem, bem como outras áreas semelhantes em Mezochi, Cantagalo, Lembá e Lobata.
Wadneide Martins, responsável da área busca activa disse que a adesão popular tem sido positiva salvo algumas resistências, mas, sem qualquer sucesso “uma que muitos já reconhecem a necessidade de se combater a doença”.
Além do processo de fumigação espacial nocturna e do tratamento em massa por comprimidos Artequick ( Arteminina + Piperaquina ) e primaquina, a missão técnica chinesa tem ainda desenvolvido campanha de sensibilização no âmbito do combate contra o paludismo.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe