São-Tomé, 22 Jul 2025 ( STP-Press ) O ministro são-tomense das Infraestruturas e Recursos Naturais, Nelson Cardoso, disse hoje em sessão parlamentar que “falta muito tempo para nós concluirmos” negociações sobre o acordo energético com a empresa turca Tesla STP.
“Faltam muito tempo para nós concluirmos” disse o ministro Nelson Cardoso esta manhã no parlamento durante o debate suscitado pelo MLDTP-PSD sobre alegadas cláusulas lesivas do polémico acordo com Tesla STP estabelecido em outubro de 2023 a fim de fornecer soluções de curto e longo prazo para as necessidades de energia de São Tomé e Príncipe.
“Há continuidade do Estado e deve haver, nós temos de acarinhar os investidores …que põem o seu capital em risco”, disse Nelson Cardoso, sublinhando que “não quer dizer que esteja de acordo a 100% com o conteúdo do contrato”.
Sobre a questão de tarifa energética, Nelson Cardoso disse que “ enquanto não mudarmos a nossa matriz energética, vamos ter que suportar a tarifa. Isto porque o Estado tem vindo a subvencionar há já algum tempo … desde os primórdios”.
“Se nós todos aqui presentes, uns directa ou diretamente, se tivéssemos todos trabalhados para mudar a nossa matriz energética, hoje nós não estaríamos a falar das tarifas. Elas até não nos incomodaria. A nossa matriz energética é tudo a base diesel, estamos a falar 95%.” – acrescentou.
Em junho de 2025 a empresa turca, a Tesla STP recuou na decisão de interromper operações energéticas no País, e aceitou na altura, negociar com Governo de Américo Ramos, visando “um acordo mutuamente benéfico para pagamentos pendentes alegadamente resultante de uma acumulada dívida de 7,5 milhões de Euros.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe