FAO através do FISH4ACP realiza formação para jornalistas sobre cadeia de valor dos pelágicos costeiros

Compartilhar

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

São-Tomé, 7 Nov. 2023, ( STP-Press) –  FAO através do projecto FISH4ACP reuniu-se esta segunda-feira, 6 com os profissionais da comunicação social são-tomenses, tendo-lhes apresentado os  progressos para tornar a pesca pelágica costeira em São Tomé e Príncipe mais rentável e ambientalmente sustentável.

Em declarações a imprensa, o coordenador do projecto FISH4ACP que orientou a formação destacou a relevância deste sector que é fundamental para a alimentação e o emprego na nação insular Africana como é o caso de São Tomé e Príncipe.

Além da necessidade de profissionalização dos pescadores e das palaiês de peixe bem como de outros agentes intervenientes neste sector, o coordenador Olavio Abinal destacou a projeção para melhoria de infraestruturas, equipamentos visando uma alimentação saudável, acessível a população bem como uma fonte de rendimento para os seus agentes.

Para além da sessão teórica com destaque para apresentação dos eixos centrais do plano de actividades, a formação ficou marcada com a deslocação dos jornalistas a alguns praias de São-Tomé, onde tiverem contactos com as paleias e os pecadores no âmbito deste projecto FISH4ACP.

“ Acho que os órgãos da comunicação social devem dar a sua colaboração, sobretudo, no aspecto de sensibilização para o êxito do programa concebido pelo projecto FISH4ACP, tendo em conta a relevância deste sector para a economia do Pais” – disse o jornalista José Bouças numa das sessões do seminário.

No final da formação, os jornalistas foram unanimes quanto a questão relativa de acções para se tornar a cadeia de valor dos pelágicos costeiros mais produtiva e sustentável incluindo a adoção de uma estratégia de modernização do sector bem como o aumento dos benefícios para as comunidades piscatórias e salvaguardar as unidades populacionais de peixes para as gerações futuras.

São Tomé e Príncipe é um dos doze países onde o FISH4ACP, uma iniciativa da Organização dos Estados de África, das Caraíbas e do Pacífico (OACPS) implementada pela FAO com financiamento da União Europeia (UE) e do Ministério Federal Alemão para a Cooperação Económica e o Desenvolvimento (BMZ), trabalha para reforçar as cadeias de valor do peixe. 

As capturas anuais de pelágicos costeiros, como o peixe-voador, o bonito, o atum-rabilho e o atum-frade, representam quase 60 por cento do total das capturas de peixe de São Tomé e Príncipe, de acordo com a análise da cadeia de valor efectuada pelo programa global de desenvolvimento da cadeia de valor do peixe FISH4ACP e parceiros-chave.

 Em 2021, as capturas anuais de pelágicos costeiros foram estimadas em cerca de 8 500 toneladas, segundo a análise, das quais 80 % foram vendidas frescas no mercado local, com um valor de venda superior a 4 milhões de USD. A análise também suscitou preocupações quanto à sustentabilidade das unidades populacionais de peixes e ao impacto da pesca pelágica costeira na biodiversidade e nos ecossistemas. 

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img