FAO: Preparar o caminho para um sector das pescas mais sustentável em São Tomé e Príncipe

Compartilhar

São-Tomé, 23 Fev. 2024 (STP-Press) – Numa parceria histórica, o Programa EAF-Nansen e o Serviço de Direito para o Desenvolvimento (LEGN) da FAO ajudaram a Direção das Pescas e Aquicultura de São Tomé e Príncipe a reforçar o sector das pescas através da revisão do projeto de Regulamento Geral das Actividades de Pesca do país.

Na sequência de um Workshop Nacional para a apresentação às partes interessadas relevantes e validação do projeto revisto, do Regulamento Geral das Actividades de Pesca realizado de 17 a 18 de outubro de 2023 em São Tomé com o apoio da FAO, a versão final do Regulamento foi apresentada ao Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas (MADRP), Abel Bom Jesus, durante uma cerimónia que reuniu representantes do escritório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em São Tomé e Príncipe, do Programa EAF-Nansen e da Direção das Pescas e Aquicultura.

Durante o evento, o Diretor das Pescas e Aquicultura de São Tomé e Príncipe apresentou o Regulamento ao Ministro, que agradeceu o apoio da FAO na elaboração deste instrumento jurídico, que regulamenta a Lei das Pescas e Aquicultura de 2022. Será agora submetido ao Conselho de Ministros para aprovação antes de entrar em vigor.

A Direção das Pescas e Aquicultura do Ministério solicitou a revisão na sequência de uma avaliação do alinhamento de instrumentos políticos e jurídicos seleccionados de São Tomé e Príncipe com a abordagem ecossistémica das pescas (EAF). Esta análise resultou em recomendações que foram apresentadas no Relatório Jurídico sobre a Abordagem Ecossistémica das Pescas em São Tomé e Príncipe, aprovado pelo MADRP e publicado pela FAO em 2023.

Em São Tomé e Príncipe, uma nação insular no Golfo da Guiné, ao largo da costa do Gabão, o sector das pescas dá emprego a milhares de pessoas e representa a principal fonte de rendimento das famílias com baixos rendimentos. 

Uma forma de aumentar as capturas, mantendo um estado saudável e produtivo dos recursos marinhos, é através do EAF. Esta é uma abordagem de gestão holística e baseada no risco que a FAO considera ser o principal quadro para alcançar uma pesca sustentável.

O programa EAF-Nansen continuará a ajudar a Direção das Pescas e da Aquicultura a reforçar os quadros político e jurídico em conformidade com o EAF. Tal incluirá a elaboração de um plano nacional de 10 anos para o desenvolvimento do sector das pescas e da aquicultura, a alteração da Lei das Pescas e da Aquicultura de 2022 e a elaboração de legislação subsidiária adicional ao Regulamento Geral das Actividades de Pesca.

Lionel Kinadjian, responsável pelas Pescas e Aquacultura no Gabinete Sub-Regional da FAO para a África Central, manifestou o entusiasmo da FAO em ajudar São Tomé e Príncipe a desenvolver um sector das pescas sustentável e resiliente. “O esforço está na vanguarda da visão da Transformação Azul, que visa criar sistemas alimentares aquáticos sustentáveis capazes de erradicar a fome, aliviar a pobreza e estimular o crescimento económico”, disse ele.

O Programa EAF-Nansen é uma parceria de longa data entre a FAO e a Noruega, que remonta a 1975. É implementado pela FAO em estreita colaboração com o Instituto de Investigação Marinha da Noruega (IMR) e financiado pela Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad).

Em colaboração com 32 países de África e do Golfo de Bengala, o Programa está a melhorar as políticas e práticas de gestão das pescas em linha com a abordagem ecossistémica das pescas e a desenvolver a capacidade das instituições pesqueiras para garantir uma gestão sustentável das pescas.

Fim/OP,RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img