São Tomé (São Tomé e Príncipe), 19 Fev. 2025 (STP-Press) – A FIFA credenciou para este ano de 2025 nove árbitros internacionais de São Tomé e Príncipe, – anunciou esta semana, Carvalho Rio, vice-presidente da Federação São-tomense de Futebol (FSF).
Assim, para o efeito as autoridades federativas acabam de oficializar este estatuto com entrega de insígnias aos tais árbitros contemplados.
Deste grupo de nove árbitros, destaca-se a nomeação pela FIFA de uma mulher que subiu de assistente para árbitra central.
Assinala-se que não se trata de primeira vez que o país beneficia de nomeação de um quadro de sexo feminino pela FIFA, uma vez que São Tomé e Príncipe já conheceu a nomeação pela FIFA de Clara Vila Nova que foi, igualmente, árbitra internacional e, hoje é Comissária Internacional da Confederação Africana de Futebol (CAF) tendo feito, em Luanda, há duas semanas, o primeiro jogo internacional como delegada da CAF.
De acordo ainda com o Carvalho Rio, a FIFA credenciou cinco árbitros centrais e quatro assistentes para a época 2025.
A FIFA instituiu as insígnias em 1950 para a arbitragem.
Insígnias para os árbitros centrais e assistentes internacionais são conquistadas e merecidas pelo trabalho que se faz em campo, ao longo de toda uma carreira, – disse este ano Sérgio Corrêa, presidente da Comissão Central de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol, quando justificava a atribuição das mesmas aos árbitros.
Fim/MD/LM
STP-Press
Fonte: São Tomé e Príncipe