Foi exonerado, a seu pedido, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Alberto Pereira

Compartilhar

São-Tomé, 08 Agos 2023 ( STP-Press ) – O ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Alberto Pereira, acaba de ser exonerado por decreto presidencial, chegado esta tarde a STP Press, e assinado pelo Presidente da República, Carlos Vila Nova.

Lê-se no comunicado que “tendo o primeiro-ministro e chefe do Governo submetido ao Presidente da República a proposta de exoneração do senhor Alberto Neto Pereira, do cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, que vinha exercendo ao abrigo do Decreto Presidencial nº 28/2022, de 15 de Novembro, e havendo necessidade de proceder-se à referida exoneração, é o senhor Alberto Neto Pereira exonerado, a seu pedido, das funções de ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, para as quais havia sido nomeado ao abrigo do decreto presidencial nº 28/2022 de 15 de Novembro”.

A exoneração acontece duas semanas depois das declarações proferidas por Alberto Pereira, numa conferência de imprensa, segundo as quais, “Portugal e Angola não têm prestado ajuda suficiente ao ensino do português na Guiné Equatorial, … país mais recente da comunidade lusófona, e, pelo contrário, só criticam…”.

Presidente da República nomeia e dá posse o novo Chefe da Casa Militar do PR

Num outro decreto, também tornado público esta tarde, o Presidente da República nomeou o coronel de Exército Abílio da Conceição Eusébio para o cargo de chefe da Casa Militar do Presidente da República.

A cerimónia de empossamento aconteceu horas depois, no salão nobre do Palácio do Povo, e contou com a presença de elementos que fazem parte do gabinete do Chefe de Estado.

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img