São Tomé (São Tomé e Príncipe), 10 Set. 2025 (STP-Press) – A República Gabonesa pretende reforçar a cooperação bilateral com São Tomé e Príncipe no domínio económico, – revelou, terça-feira, o Embaixador deste país vizinho, em São Tomé.
Após ter sido recebido em audiência pelo Primeiro-ministro Américo Ramos, no palácio do Governo na praça Yon Gato, Nambe Zenze justificou a necessidade de reforçar laços com São Tomé e Príncipe porque “somos dois Estados vizinhos, e cidadãos de um país pode entrar livremente no outro sem visto”.
Segundo Nambe Zenze, a cooperação entre São Tomé e Príncipe e o seu país pode ser feita através da Câmara do Comércio e Agência Nacional de Investimento.
Trata-se do primeiro encontro entre este diplomata que se instalou no país, pouco menos de três meses e o Primeiro-ministro são-tomense, Américo Ramos.
Gabão, recorde-se, país continental, é vizinho mais próximo das ilhas de São Tomé e Príncipe e que serviu de retaguarda para a luta de libertação de São Tomé e Príncipe nos anos 60/70 contra o antigo regime de Portugal.
Actualmente existem duas empresas gabonesas instaladas na cidade de São Tomé, nomeadamente, o BGFI Bank e o supermercado CKDO.
Fim/MD/LM
STP-Press
Fonte: São Tomé e Príncipe