São-Tomé, 09 Agos (STP-Press ) – O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, Gareth Guadalupe, vai assumir, por acumulação, as funções de ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, na sequência da aceitação, ontem (08), pelo Presidente da República, da demissão do ex-ministro Alberto Pereira.
Questionado pela imprensa sobre quem irá assumir a pasta, após o anúncio da exoneração de Alberto Pereira, o chefe do Governo, Patrice Trovoada, respondeu que “o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares vai assegurar acumulativamente as funções e depois anunciaremos quem será o próximo ministro”.
Tendo afastado qualquer hipótese desta mudança de ministros vir a fragilizar a Cimeira da CPLP, prevista de 21 a 27 deste mês, o primeiro-ministro referiu que “o ministro Gareth Guadalupe tem estado a acompanhar todos os preparativos do evento nas reuniões do Conselho de Ministros”.
“Temos dossiers bem preparados, os preparativos estão a andar perfeitamente, as matérias a serem discutidas e debatidas estão perfeitamente identificadas, por conseguinte, não vai alterar nada” – assegurou Patrice Trovoada.
Questionado sobre um relatório das Nações Unidas sobre os Direitos Humanos, face aos acontecimentos de 25 de Novembro, o primeiro-ministro disse desconhecer a existência de qualquer problema, tendo assegurado que “nós, (Governo de STP), no que diz respeito ao organismo ligado aos direitos humanos para o continente africano, mandamos relatórios, propostas e tudo mais, … por isso, não há nenhum problema”.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe