Governo anula contrato de gestão do porto, diz o Sindicato da ENAPORT

Compartilhar

São Tomé, 05 jan 2024 (STP-Press) – O presidente do sindicato dos trabalhadores do porto de São Tomé, ENAPORT, disse esta sexta-feira ter sido informado pelo primeiro-ministro de que o Governo anulou o contrato de gestão operacional com a empresa francesa Africa Global Logistic.

“Segundo o senhor Primeiro-ministro, o contrato não reflecte aquilo que ele havia combinado com o senhor ministro. É por esta razão que ele anulou o contrato. O senhor ministro colocou algumas cláusulas no contrato à revelia que iria lesar muito os trabalhadores, que desembocava no desemprego e muitas coisas mais” disse Hermes Carvalho, presidente do sindicato. 

O primeiro-ministro deixou o aviso que após empossar o novo ministro das infraestruturas, no mesmo dia, será garantida a carta conforto. É um documento que os sectores do estado pedem ao governo para ir ao banco pegar um valor para a compra de um equipamento ou alguma coisa chave para fazer funcionar o sector”- sublinhou Hermes Carvalho.

O anuncio sobre anulação do acordo surge dois dias depois  do ministro das Infraestruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Adelino Cardoso   ter pedido demissão do cargo  com caracter irreversível alegando falta de “conforto necessário para continuar em funções” devido a contestação dos trabalhadores, exigindo, na altura esta anulação do acordo pena de paralisação dos serviços.

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img