São Tomé (São Tomé e Príncipe), 23 Jul. 2025 (STP-Press) – O Governo de São Tomé e Príncipe anunciou a existência de um financiamento para garantir três megawatts de energia e a reabilitação da rede elétrica da Região Autónoma do Príncipe (RAP).
Gareth Guadalupe, ministro do Estado da Economia e Finanças afirmou que “nós encontramos uma solução com três a cinco milhões de Dólares para produzir três megawatts de energia e também a reabilitação elétrica da RAP”.
Gareth esclareceu no entanto que a demanda da naquela parcela do território nacional é de dois megawatts.
Este responsável fez também referência ao projecto de electricidade de energia fotovoltaica de Água Casada, no distrito de Lobata e que vai normalizar a situação energética do país.
Enfatizou que o projeto vai produzir, igualmente, 11 megawatts de energia, ao qual se acresce sete baterias, normalizando a situação energética do arquipélago de São Tomé e Príncipe.
Além dos presentes esforços para a estabilização de energia no país, as autoridades têm igualmente em curso acções junto de um parceiro visando a produção de mais cinco megawatts de energia fotovoltaica na ilha de São Tomé.
Fim/MD/LM
STP-Press
Fonte: São Tomé e Príncipe