Governo anuncia pagamentos de subsídio de férias já a partir de Abril

Compartilhar

São-Tomé, 26 Abr 2024 (STP-Press) – O Governo vai começar a pagar, já a partir do mês de Abril, o subsídio de férias aos funcionários públicos, segundo um calendário de pagamentos que indica o mês a que cada sector, afecto ao determinado ministério, recebe.

Em entrevista à Rádio Nacional, em resposta à circular nº10 do Ministério do Planeamento e Finanças, que orienta o pagamento do referido subsídio, a directora de Tesouro, Jukísia Salvador, explica que esta modalidade de pagamentos deve-se “à disponibilidade financeira do Estado, bem como da especificidade de cada ministério, sobretudo em termos de número de funcionários e da expectativa à volta da arrecadação de receitas”.

Excepção será aos sectores afectos ao Ministério da Educação, que “inicialmente estava previsto para receberem no mês de Agosto, mas, atendendo, à questão da greve, em concertação com o próprio líder dos sindicatos, entendeu-se antecipar esse pagamento para Abril, … neste mês de Abril, portanto, o Ministério da Educação vai receber o salário e o subsídio de férias”, explicou a directora de Tesouro.

De acordo com o mapa de pagamentos, no mês de Maio serão pagos os Ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas; Juventude, Desporto e Empreendedorismo e as Câmaras Distritais. No mês de Junho serão os Ministérios do Planeamento e Finanças, Economia e o do Trabalho e Assuntos Sociais.

Julho recebem as instituições ou sectores afectos ao Gabinete do Primeiro-Ministro, os Ministérios dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades e o da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos e os Organismos com Autonomia Financeira e Patrimonial e a Região Autónoma do Príncipe.

Já em Setembro será a vez dos Ministérios da Defesa, Ambiente e das Infraestruturas e Recursos Naturais, encerrando Outubro com o Ministério da Saúde e dos Direitos da Mulher, a Procuradoria-Geral da República e Encargos Gerais do Estado.

É a primeira vez que o Estado são-tomense paga o subsídio de natal aos funcionários públicos, apesar de a lei de pagamento desse subsídio ter sido aprovada em 2018, nomeadamente, através do estipulado na alínea 2 do artigo 220º da Lei 2/2018 do Estatuto da Função Pública, e depois conjugada aos números 4 e 5 do artigo 19º da Lei 03/2024, Lei que aprova o OGE do ano 2024.

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Appoints AVM Saddiq Kaita as Chairman, Governing Council of Bayero University

  President Bola Ahmed Tinubu has appointed Air Vice Marshal...

President Tinubu Felicitates Former Vice President Sambo on His Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mohammed Namadi Sambo, elder statesman...

Congo Seeks Nigeria’s Backing For Diplomat To Lead UNESCO

  *As VP Shettima receives PM Makosso, hails country’s leadership...

President Tinubu Congratulates Sen. Wadada on His Turbaning as Magajin Dangin Lafia

  President Bola Ahmed Tinubu warmly congratulates his political ally...
- Advertisement -spot_img