Governo aposta no capital humano para ajudar no desenvolvimento do país

Compartilhar

São-Tomé, 06 Nov. 2023 ( STP-Press ) – O primeiro-ministro, Patrice Trovoada, reconheceu, este fim-de-semana, que a falta do  capital humano representa um dos grandes entraves para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe, salientando que o mais importantes são as pessoas e não são os recursos minerais.

“Se nós aumentarmos a formação, então o país terá melhores condições para crescer”, o necessário é “investir na qualidade da educação com o essencial”, “o resto é o complemento”, acrescentou.

O primeiro-ministro falava à juventude de todo os quadrantes do arquipélago, inclusive a de Região Autónoma de Príncipe, no antigo Palácio dos Pioneiros, arredores da capital são-tomense, numa conversa aberta, onde  debateram sobre o país, no quadro de  um encontro promovido pelo ministério afim.

O chefe do governo, Patrice Trovada, na circunstância do mesmo encontro, recomendou-lhes maior engajamento, mais participação, a solidariedade, empatia, o reconhecimento e visão, para ajudar o país a desenvolver “se nós quisermos avançar.”

Durante o encontro, que durou mais de cinco horas, os diferentes representantes juvenis portaram e reportaram ao primeiro-ministro as  preocupações nas diversas vertentes, nomeadamente no ramo da educação, cultura, turístico, empreendedorismo,  fatia orçamental, formação, emprego, meio ambiente e de entre outros assuntos.

No final do encontro, os mesmos representantes juvenis reconheceram que o país tem solução, depois da análise conjuntural, explicações e opiniões do chefe do governo .

“Fico satisfeito com as qualidades das intervenções”, porque “ouvi coisas interessantes, ideias reflexões, preocupações”, o que, segundo o chefe do governo, permitiu um novo encontro  agendado para o primeiro semestre do próximo ano.

À margem do encontro, o primeiro-ministro que estava ladeado pela ministra da juventude e empreendedorismo, Eurídce Medeiros, aproveitou e visitou as diferentes instituições que albergam o edifício do antigo Palácio dos Pioneiros, nomeadamente o Instituto e o Conselho Nacional da Juventude, Direcção dos Desportos e o Comité Olímpico Nacional.

5 de Novembro é o dia consagrado à juventude são-tomense, data registada na história de São Tomé e Príncipe pela luta levada a cabo em 1975 para a libertação do jugo colonial.

Fim/AD

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img