Governo aprova acordo com Portugal destinado à criação de uma escola portuguesa em São Tomé e Príncipe

Compartilhar

São Tomé, 12 Fev. 2024 ( STP-Press ) – O Governo são-tomense decidiu aprovar a proposta do Acordo de cooperação  com Portugal destinado à criação de uma escola portuguesa em São Tomé e Príncipe – Centro de Ensino de Língua e da Cultura Portuguesa, indica hoje um comunicado do conselho de ministros.

O comunicado sublinha ainda que o Conselho de ministros aprovou o “acordo de isenção de Visto entre o Governo da República das Maldivas e o Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe”

Do plano interno, o comunicado diz que “por ocasião da celebração do dia do “bocado”, tradicionalmente considerado como ritual que marca o início da quaresma – quarta-feira de cinzas, que este ano, se comemora coincidentemente no dia 14 de fevereiro, o Governo decretará tolerância de ponto no período da tarde”.

No âmbito do funcionalismo público, o Conselho de Ministros acentuou que urge a necessidade de pedir comprometimento, empenho e dedicação às estruturas intermédias e aos funcionários em geral da Administração Pública, de forma a garantir boa implementação das medidas de políticas, tendo em conta a estratégia do Governo.

Ainda no que diz respeito a situação interna, o Conselho de Ministros tomou conhecimento do acidente ocorrido na Região Autónoma do Príncipe, que provocou ferimentos à duas pessoas e que, dada a gravidade das lesões sofridas, os sinistrados acabaram por ser evacuados para o Hospital Central Doutor Ayres de Menezes, em São Tomé.

No que diz respeito aos actos normativos, o Conselho de Ministros aprovou a proposta do acordo da Convenção Relativa a Supressão da Exigência da Legalização dos Actos Estrangeiros bem como a do acordo de Convenção Relativa à Lei Aplicada em Matéria de Prestação de Alimentos à Menores”.

Além da aprovação da proposta do acordo da “Convenção Relativa ao Reconhecimento e Execução de Decisões em Matérias de Prestação de Alimentos à Menores”, o Governou aprovou ainda “a convenção sobre os Aspectos Civis do Rapto Internacional de Crianças” e  “convite formulado pelas Nações Unidas à São Tomé e Príncipe para fazer parte da Comissão para a Consolidação da Paz”.

Fim/RN

MN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img