São-Tomé, 20 Out. 2025 ( STP-Press ) – O Governo e os partidos da ilha do Príncipe assinaram um acordo de parceria visando a continuidade de investimento do grupo HBD Príncipe na ilha, soube-se hoje na região.
“O Governo Regional e as forças políticas, comprometem-se em tudo fazer, para restabelecer a parceria com o grupo HBD, num ambiente de equilíbrio e respeito mutuo e de boa-fé”, lê-se no documento emitido pelas partes.
As partes sublinham no documento que “após uma profunda reflexão” decidiram que “os interesses do Príncipe, estão acima dos interesses pessoais, político-partidários” e reconhecem “a importância do investidor Mark [Shuttleworth] para o desenvolvimento sustentável do Príncipe”.
O documento confirma que ficou constituída “uma plataforma alargada de entendimento entre o Governo Regional e as forças políticas, com objetivo de promover um diálogo permanente para busca contínua de consenso para os assuntos relevantes do interesse da Região”.
O líder do MVDP, na oposição regional, Nestor Umbelina disse que “Mark é um investidor que todo o Príncipe confia e tem prova dada, por isso reunimos aqui para passar essa menagem para o investidor e de forma também a fazê-lo retroceder na intenção [de abandonar a ilha]”.
O presidente do Governo Regional do Príncipe, Filipe Nascimento disse que “este é o espírito necessário para demonstrarmos que os interesses da Região Autónoma do Príncipe estão acima de qualquer interesse político partidário […] é um instrumento que vai contribuir de forma significativa para essa mensagem de confiança e demonstrarmos aos investidos uma vontade de todos em continuarmos com o seu projeto no Príncipe”.
Há pouco menos de uma semana, o Presidente do Governo Regional confirmou a imprensa ter recebido um comunicado da empresa HBD do sul-africano Mark Shuttleworth informando da intensão de querer cessar os seus investimentos na região por alegadas acusações de ações neocolonialistas supostamente saídas da oposição.
HBD é o maior grupo empresarial privado na ilha do Príncipe com vários investimentos no setor do turismo, garantindo centenas e centenas de emprego à população regional incluindo varias intervenções de apoio na construção e reabilitação de várias infraestruturas.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe