Governo e sindicatos anunciam reajuste salarial de 25% à 45% já a partir de Outubro na função pública

Compartilhar

São-Tomé, 06 Out. 2025 ( STP-Press ) – O Governo e Sindicatos anunciaram hoje o reajuste salarial  na função pública de 25% à 45% , já a partir deste mês, fazendo subir o salario mínimo de 2.500,00 para 3.000,00 dobras, de acordo com declarações do ministro das Finanças Gareth Guadalupe  e do representante dos sindicatos, Costa Carlos.

“Houve um reajuste entre 25% a 45%, portanto não pode ser igual para todas as categorias” – disse o representante dos sindicatos, Costa Carlos, sublinhando que “temos a nível da função pública um salario mínimo, o rendimento de 3.000 e depois haverá especificidades em termos de outras profissões, professores, médicos, pessoal todo de saúde, etc, porque essas classes têm alguns subsídios, esses subsídios mantiveram”.

“Chegamos a um patamar de entendimento, temos reajuste de salario mínimo da função pública, neste momento vai de 1.100, para 1.600, mais um complemento de 1.400”, disse o líder sindical, acrescentando que “ajustou-se um pouco a grelha salarial”.

Também em declarações a imprensa, o ministro da Economia e Finanças, Gareth Guadalupe disse que “nós enquanto governo gostaria de aproveitar para agradecer todo contributo que foi dado por todos sindicatos com os quais, nós sentamos, toda a compreensão que tiveram”

“Já fizemos aprovar no último conselho de ministros da quinta-feira passada a proposta de lei que iremos submeter a Assembleia Nacional que vai fazer a revisão da lei 1/97 e 2/97” – adiantou Gareth Gudalupe.

Estas declarações foram feitas hoje no final da reunião entre o Governo e a concertação social no âmbito deste processo de implementar do reajuste salarial na função pública.

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img