Governo faz distribuição gratuita de arroz doado pela China às famílias vulneráveis

Compartilhar

São-Tomé, 08 Abril 2025 ( STP-Press ) – O Governo inicia esta terça-feira a distribuição gratuita, de um lote de arroz doado pela China e, destinado sobretudo às famílias são-tomenses em situação de maior vulnerabilidade, bem como as instituições sociais e humanitárias , indica hoje o comunicado do governamental.

Segundo o Ministério de Estado da Economia e Finanças, a iniciativa tem como objetivo prestar apoio direto a quem mais necessita, num contexto marcado por dificuldades econômicas e insegurança alimentar.

O arroz será distribuído de forma coordenada, e o processo contará com o envolvimento direto das autoridades de regulação e fiscalização.

O Governo reforça que este donativo se destina exclusivamente à distribuição gratuita. Qualquer tentativa de comercialização será considerada uma infração grave. Para garantir o cumprimento desta medida, a Direção de Regulação e Controlo da Atividade Económica, em colaboração com a Direção de Comércio e Indústria, irá acompanhar atentamente todo o processo.

As autoridades afirmam que estão preparadas para aplicar sanções a qualquer cidadão ou entidade que tente desviar o arroz ou utilizá-lo para fins comerciais. A intenção é assegurar que o alimento chegue às mãos das famílias que realmente precisam e que não seja desviado do seu propósito solidário.

O Governo reconhece a importância do apoio prestado pelo povo e Governo da China e apela à colaboração da população para que esta ajuda humanitária cumpra plenamente o seu objetivo.

Em maio de 2024, a República Popular da China anunciou a doação de 1.200 tonelada de arroz a São Tomé e Príncipe ao abrigo de um acordo assinado em São Tomé entre os dois Países, tendo o documento, sido assinado, na altura pelo ex-ministro são-tomense dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Gareth Guadalupe, hoje ministro do Estado,  Economia e Finanças, e a embaixadora da China, Xu YingZhen.

Na altura o ministro Gareth Guadalupe sublinhou que  “eu queria deixar aqui uma ressalva importante, este arroz que irá chegar através da República Popular da China, o mesmo não é para ser comercializado, é para ser posto a título gratuito para as populações mais carenciadas”, sublinhou o ministro Gareth Guadalupe.

Fim/RN

 

 

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img