Governo lamenta condições dos são-tomenses em Talude, Portugal e está a trabalhar para um acolhimento com “dignidade”

Compartilhar

São-Tomé, 29 Jul 2025 ( STP-Press ) – O Governo lamenta as condições de habitabilidade e toda a situação que enfrentam os emigrantes são-tomenses em Talude, Portugal e outros que se encontram em situações precárias no território português, e continuará a trabalhar com as autoridades portuguesas e a representação diplomática são-tomense em Lisboa visando um acolhimento com “dignidade”, indica hoje um comunicado do conselho de ministros, CM.

O comunicado diz que “ o CM analisou, com preocupação, a situação a emigração tanto no contexto interno como no país de acolhimento. Assim: Lamenta as condições de habitabilidade e toda a situação que enfrentam os emigrantes são-tomenses no Bairro do Talude Militar, em Loures e outros que se encontram em situações precárias em Portugal, e continuará a trabalhar com as autoridades portuguesas e a nossa representação diplomática em Lisboa no seguimento dessas situações”;

O comunicado avança que a diligência do governo tem o “objectivo de melhor apreender os diversos aspectos do processo emigratório, garantir que a emigração e a integração nos países de acolhimento sejam feitas com dignidade, bem como promover o investimento da diáspora no País”.

O conselho de ministros deliberou em “promover a visão de emigração consciente e divulgar o caderno de bolso contendo informações sobre uma emigração consciente e segura, em coordenação com a Embaixada de São Tomé e Príncipe em Portugal”.

O comunicado diz ainda que o governo vai “realizar actividades de informação e sensibilização, em São Tomé, na primeira quinzena de Agosto de 2025, e “anuir o reforço de cooperação com a Organização Internacional para as Migrações”.

O Conselho de ministros anunciou ainda “constituir um grupo de trabalho intersectorial, integrado por representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Ministério da Economia e Finanças, Banco Central de São Tomé e Príncipe e Agência de Promoção de Comércio e Investimento, com o objectivo de implementar a Lei n.º 7/2024 – Alteração ao Estatuto do Emigrante Investidor em São Tomé e Príncipe”.

Quanto a diplomacia e cooperação, o governo anuiu as propostas de adesão de São Tomé e Príncipe a COMMONWEALTH, uma organização estratégica na área de desenvolvimento e valores de paz, democracia e juventude, e composta por 56 países independentes e iguais, incluindo 33 pequenos Estados bem como estabelecimento de relações diplomáticas com o Quirguistão, a República Dominicana e San Marino.

O conselho de ministros anuiu ainda a proposta de “reforço de Cooperação com a República do Mali e de assinatura do respectivo Acordo Quadro de Cooperação em áreas estratégicas de interesse comum dos dois Estados”.

No sector da cibersegurança e com o objectivo de delinear e implementar medidas para resguardar sistemas, redes, programas e dados de ataques, acesso não autorizado ou destruição, o governo decidiu aprovar Estratégia Nacional de Cibersegurança, criar o Centro de Emergências Cibernéticas, Criar o Comité Nacional de Cibersegurança.

Quanto aos XIIº jogos desportivos da CPLP, o “conselho de ministros felicita os/as atletas, técnicos/as e demais membros da delegação são-tomense aos XII Jogos Desportivos da CPLP, realizados em Díli, Timor-Leste, de 17 a 27 de Julho de 2025, pela brilhante conquista de 6 (seis) medalhas, sendo 2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze”.

“ Com essa participação, os/as jovens são-tomenses prestaram um valioso contributo para a elevação do nome de São Tomé e Príncipe no plano internacional e para o reforço da integração entre os povos falantes da língua portuguesa”, – lê-se no comunicado.

Em termos de actos normativos, além da aprovação de Lei sobre o Regime Jurídico dos Bancos e Outras Instituições Financeiras, o governo aprovou ainda a proposta de Lei das Comunicações Electrónicas e o decreto-Lei sobre os Estatutos da Autoridade Geral de Regulação (AGER).

No que tange as normas internacionais, o conselho aprovou o acordo Quadro de Cooperação entre o Governo de São Tomé e Príncipe e o Governo do Mali, a convenção Multilateral de Segurança Social da CPLP, bem como a convenção sobre o Estabelecimento da Organização Internacional para a Mediação, a ser submetida à Assembleia Nacional.

fim/RN

 

 

 

 

 

 

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

وزيرة العمل الاجتماعي تستقبل رئيس بعثة المنظمة الدولية للهجرة

استقبلت معالي وزيرة العمل الاجتماعي والطفولة والأسرة، السيدة...

سوق السمك المتطور بالإسماعيلية

على مساحة ٧٢٠٠ متر مربع ويتضمن ٢٠ محل...

Palancas Negras entre as 15 selecções mais valiosas de África

A seleção nacional de futebol, Palancas Negras, ocupa a...
- Advertisement -spot_img