Por Manuel Dênde, jornalista da Agência STP-Press
São Tomé (São Tomé e Príncipe), 16 Jun. 2022 (STP-Press) – O Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, acaba de lançar a primeira pedra, visando a construção de um liceu na localidade de São Marçal, pouco mais de três km da capital do país, São Tomé.
A futura instalação de ensino composta de dois blocos e dois pisos, terá 21 salas de aulas, biblioteca, laboratórios de informática e uma cantina/refeitório.
Na circunstância, Jorge Bom Jesus afirmou que não interessa quem lança a primeira pedra ou quem inaugura, “o importante é que esta infra-estrutura venha a servir o povo de São Tomé e Príncipe”.
Com esse gesto, adiantou o governante, “estamos a contribuir para a qualidade de vida dos são-tomenses”.
O edifício cujas obras vão durar cerca de 24 meses, é financiado pela multinacional petrolífera britânica, “Shell”, em mais de quatro milhões de dólares norte-americanos.
A ministra da Educação e Ensino Superior, Julieta Rodrigues, disse que esta infra-estrutura deverá receber aproximadamente 1.200 alunos por turno, o que vai beneficiar as crianças e jovens de São Marçal, Pantufo, Praia Melão, Bombom e arredores.
De acordo com Julieta Rodrigues, a construção do Liceu de São Marçal tem em vista, igualmente, desfazer a pressão a que o Liceu Nacional tem sido alvo.
O lançamento deste projecto, segue-se ao lançamento de uma outra infraestrutura de ensino básico na vila de Santa Catarina, na zona norte da ilha de São Tomé, onde o Governo busca a qualidade de ensino em São Tomé e Príncipe.
MD/LM
STP-Press/Fim
Fonte: São Tomé e Príncipe