Governo reage declarações sobre lavagem de dinheiro nos Bancos são-tomenses pelo Governo russo

Compartilhar

São-Tomé, 05 Fev. 2025 ( STP-Press) – O ministro do Estado das Finanças e Economia reagiu hoje as declarações do comentador da televisão portuguesa sobre lavagem de dinheiro nos Bancos são-tomenses pelo Governo russo, tendo sublinhado que “ esperemos que essa informação seja mais rapidamente esclarecida”.

Gareth Guadalupe disse que “naturalmente, queremos contar com a ajuda do ministério público de Portugal e também da PJ portuguesa”, sublinhando que “nós queremos continuar a manter a nossa reputação como um País de estabilidade financeira, como um país de integridade, como um país de transparência a nível do sistema financeiro”.

O governante acrescentou que “por isso é que o governo, nós estamos em contacto com o Banco Central que é a instituição que faz a supervisão das instituições financeiras, em contatos com o ministério público, polícia judiciária e também IFE que é a unidade de informação financeira que é responsável pelas questões do branqueamento de capitais”.

Gareth Guadalupe sustentou que “a partida não há indícios que possam ter havido esses tipos de ações, por isso, nós vamos fazer o nosso trabalho de averiguação e se se comprovar que não há razão na matéria até porque se falou de um banco que está comprovadamente liquidado que é o banco Equador, isso eu não sei em que medida esse banco surge e mesmo quando se fala de um outro banco aqui da praça financeira, é importante também ver que este banco também tem acionistas de Portugal”.

“Os últimos relatórios da Gafi que é o grupo da ação financeira internacional é um dos parceiros de São Tomé e Príncipe a semelhança do Giaba, também os relatórios não indicam que nós estejamos assim tão mal para que haja esse tipo de ações, mas é preciso nós fazermos esse trabalho de averiguação …porque nós queremos manter essa nossa imagem até porque nós temos uma lei aprovada que é a lei contra branqueamento e financiamento ao terrorismo”, acrescentou.

O ministro Gareth Guadalupe assegurou que “naturalmente comprovado o contrário as medidas terão que ser tomadas, o prevaricador terá que ser punido porque está em causa a imagem do País e nada está acima dos interesses superiores do Estado são-tomense”.

Fim/RN

 

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

Musique : le Fespam 2025 s’achève en beauté sous le regard du chef de l’État

La 12ᵉ édition du Festival Panafricain de Musique (FESPAM)...

Scrabble : Le jeune champion du monde congolais encouragé par le Gouvernement

Le 26 juillet 2025 à Brazzaville, le Premier Ministre,...

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...
- Advertisement -spot_img