Governo Regional adoptou um conjunto de medidas para conter o aumento do custo de vida e vai criar um fundo para emergência e vulnerabilidade

Compartilhar

São-Tomé, 25 Jul 2023 (STP-Press) – O Governo Regional de Príncipe vai criar um fundo de emergência social para atender as situações de maior vulnerabilidade, segundo uma decisão saída segunda-feira da 9ª sessão ordinária do Conselho do Governo Regional.

O CGR, depois de analisar uma série de questões internas, decidiu adoptar ainda um conjunto de resoluções para “contornar a difícil situação social, económica, sanitária e de infraestruturas” que afecta a região, indica um comunicado divulgado no fim da sessão ordinária.

Dentre as medidas, destacam-se sobre as áreas da Protecção Social e das Finanças, tendo os respectivos secretários sido orientados para, num prazo de quinze dias, apresentarem uma proposta de regulamento que cria o Fundo de Emergência Social para atender às situações de maior vulnerabilidade, lê-se no comunicado.

O  Governo Regional também deliberou pela fixação do preço do pescado, de acordo com as categorias, não devendo ultrapassar as 70 dobras por quilo, os peixes de primeira,  e uma variável de 10 dobras em caso de ruptura de combustível.

Para mitigar “a inflação generalizada”, o CGR instou os serviços de controlo e de inspecção económica a intensificarem a fiscalização nos estabelecimentos comerciais.

Tal como havia decidido o Conselho de Ministros, o Governo Regional do Príncipe vai construir armazéns para estucagem de produtos alimentares e afins, como forma de melhorar a distribuição de bens essenciais e estancar o elevado custo de vida, através do fundo de contrapartida da cooperação japonesa.

Para contornar a falta de medicamentos, o Governo Regional vai também diligenciar para com os fornecedores garantir a estabilidade dos stocks, e, por outro lado, vai acelerar a conclusão dos trabalhos da nova ala do Hospital Manuel Quaresma Dias da Graça.

O Governo Regional quer também propostas de solução imediata para o aumento da produção de “pó de pedra”, e, por outro lado, face à época chuvosa que se avizinha, um plano de desassoreamento da foz dos rios, tendo orientado, nesse sentido, os titulares da Biosfera e das Infraestruturas, do Património e das Obras Públicas e Recursos Naturais.

O secretário regional das Obras Públicas foi, particularmente, instruído no sentido de apresentar um plano para retoma dos trabalhos do GIME e proceder junto ao INAE ao levantamento e medições para oportuna intervenção nas vias públicas, face à degradação das vias e estradas.  

Por último, no que respeita à “gestão insustentável” do Navio Príncipe, o Governo Regional orientou o secretário do Património e Infraestrutura para, junto a sociedade gestora, a Transilhas, encontrar uma solução sustentável e imediata.

Fim/AD,MF

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img