Governo vai implementar nova política estratégica para juventude para os próximos 4 anos

Compartilhar

São-Tomé, 20 Nov. 2023 ( STP-Press ) –A ministra da Juventude e Desporto, Eurídice Medeiros, avançou, nas últimas horas, que o actual governo vai implementar, para os próximos quatro anos, uma nova política para a juventude são-tomense baseada num documento estratégico orientador virado para todos os sectores da sociedade.

“O  XVIII governo constitucional está empenhado na elaboração da nova política  para a juventude nacional que envolverá todos os sectores da nossa sociedade. Irá nortear a juventude são-tomense nos próximos quatro anos”, afirmou a ministra.

A ministra fez este anúncio, ao presidir a abertura da 2ª Gala, 2023, da Juventude são-tomense, este fim-de-semana, no Palácio dos Congressos, que visava enaltecer os trabalhos da juventude em prol da sociedade são-tomense. Na circunstância,  destacou a importância da implementação do voluntariado e associativismo no país “pois a sua prática não visa  apenas benefícios para comunidade, mas também para o crescimento pessoal”, reconheceu.

 A governante reconheceu também que os desafios são muitos e que o processo de afirmação e empoderamento da juventude é longo, mas “estamos a trabalhar para criação de vagas de estágios profissionais nos sectores públicos e privados  como forma de responder a forte demanda de procura do primeiro emprego.”

“Esforços estão a ser encetados no sentido da criação de Gabinete da apoio Juventude, elaboração da Lei do voluntariado e entre muitas outras acções que na visão deste governo, não se insere apenas no ministério da juventude e desporto, mas também na actuação dos diferentes ministérios com enfoque na área da educação, sustentabilidade, saúde, trabalho, justiça, formação, finanças, agricultura, família e direitos das mulheres.”

Segundo ainda a ministra, o actual governo está a trabalhar em programa de capacitação profissional e de empreendedorismo, para que os jovens possam adquirir habilidades relevantes e criarem os seus próprios empregos.

“Acreditamos no potencial empreendedor da juventude e temos a obrigação de fornecer as ferramentas necessárias para transformar os jovens em agentes de mudança, impulsionadores do crescimento económico.”

A 2ª Gala da juventude 2023 decorreu debaixo de múltiplas actividades musicais, culturais, literárias e fez entrega de vários prémios, Certificados de mérito, às organizações internacionais residentes no país, as associações locais e individualidades que vêm contribuindo para apoiar a juventude são-tomense. Destacando-se o UNICEF, FNUAP, PNUD, Mama Catxina, a Ajurt promovida como associação do ano e de entre outras.

Fim/AD

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Sympathises with Victims of Yola Flood Disaster, Niger Boat Mishap

  President Bola Ahmed Tinubu extends his heartfelt sympathies to...

AT UN Summit Stocktake, Nigeria, Others Demand Collective Action Against Food Insecurity

  *Nigeria now deploying modern technology to enhance agricultural production...

President Tinubu Rejoices with Lagos Top Politician, Senator Obanikoro, on his 65th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Senator Musiliu Obanikoro, an influential...

Nigeria, Consortium Set To Sign MoU On Green Legacy Programme

  *OSC to build South-South technology centre in Africa as...

President Tinubu Confers National Honour on WAFCON-Winning Super Falcons, Cash Rewards, Housing

  President Bola Tinubu has conferred national honours on all...
- Advertisement -spot_img